Neste sábado (30), foi inaugurado mais um Comitê Popular de Luta e Resistência em Salvador. O espaço de debate e construção de políticas públicas, voltadas para a atender às demandas da população mais carente da capital, vai funcionar no bairro da Ribeira, na Península Itapagipana. A ação é do Diretório do PT de Salvador em parceira com a 9ª Zonal e o apoio de coletivos populares da região.
O comitê vai atuar preparando ações em defesa da democracia e por direitos das populações mais atingidas com o desgoverno Bolsonaro, como desemprego, carestia, violência e morte. Foi criado para organizar a mobilização de todas as pessoas dispostas a contribuir para transformar a vida do povo brasileiro. O objetivo é que haja comitês atuantes em todas as regiões da cidade.
O ato de inauguração do comitê da Ribeira, realizado na sub-região de Massaranbuba, contou com a presença de diversas lideranças do PT, da região e da cidade, entre elas, a presidenta do PT de Salvador, Cema Mosil, a secretária de formação política e Paulo Mota Secretário de relações institucionais do PT de Salvador, Jumaria Santos, e o secretário de Combate ao Racismo do PT, Ademário Costa, entre outras.
“Mais um Comitê popular de luta lançado que tem como função buscar a melhor forma de conectarmos nossa política com o povo, com o cotidiano, com as dores e as alegrias da população através de escuta atenta e muito diálogo sobre os nossos ideais. A 9ª Zonal abrange 16 bairros da cidade e, juntos, iremos, com toda força, traçar os planos da mudança e as estratégias para fortalecer o partido nas bases”, destacou Cema.
“Os comitês populares de luta são fundamentais neste momento em que o Brasil está passando. Sempre foi importante a participação popular na construção dos programas de governos, mas agora precisamos retomar a democracia, defender direitos básicos, que estão sendo retirados por Bolsonaro e seus apoiadores. É preciso unir, fortalecer e munir a população de informações verdadeiras para uma participação decisiva na transformação do Brasil, devolvendo ao povo um governo que coloque ele em primeiro lugar”, afirmou Ademário Costa.
Neste domingo (1), será inaugurado o Comitê Popular de Luta do Bairro da Paz. Já estão previstos a abertura de comitês em outros bairros e regiões de Salvador, como Subúrbio Ferroviário, Cidade Baixa, Mussurunga, Cajazeiras e Liberdade.