Foi eleita nesta terça-feira (2), a nova diretoria da Secretaria Municipal da Juventude do PT de Salvador. A eleição aconteceu durante o Congresso Municipal da Juventude do PT Salvador, que reuniu 296 jovens delegados durante 29 de outubro a 2 de novembro. O encontro municipal é uma etapa da JPT de Salvador para o Congresso Nacional da JPT, que vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2021.
Para secretária municipal, foi eleita Heloísa Costa (20), oriunda da luta estudantil no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e estudante de Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Afiliada ao PT desde os 16 anos, Heloísa tem atuado em defesa da educação e dos direitos da juventude, especialmente, da juventude negra, se destacando como uma das principais lideranças da juventude do PT nas manifestações contra o governo Bolsonaro em Salvador. Heloísa também ficou conhecida como uma das jovens que ensinou o ex-presidente Lula a sarrar, quando esteve na Bahia, em 2017.
“É muita responsabilidade representar essa juventude aguerrida, esperançosa e que nunca deixou de acreditar. Vamos juntos lutar contra o desgoverno de Bolsonaro, contra o genocídio da juventude negra, o assassinato de pessoas LGBT’s e revolucionar as políticas para juventude do nosso partido e de nossa cidade, elegendo Lula presidente e Jaques Wagner governador da Bahia e construir um projeto político para a juventude de Salvador que abrace todas a juventudes de Salvador”, afirmou Heloísa.
Também foram eleitos João Miguel para secretário adjunto, Rebeca César, para secretária geral, e Kaio Vasconcellos, para secretário de organização da Secretaria Municipal de Juventude do PT de Salvador. Todos jovens oriundos da luta estudantil, da esquerda, do movimento negro, das mulheres e LGBTs e das comunidades de Salvador.
Estudante de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFBA, João Miguel é oriundo dos movimentos secundarista e universitário, foi diretor acadêmico de Engenharia Elétrica da UNIFACS, membro estudantil do IEEE e membro da Coordenação Estadual da Juventude da EPS; Rebeca César formou o primeiro grêmio estudantil do CEEP- Luiz Pinto de Carvalho, é militante do Núcleo Popular da Bahia e da UEEB, das pautas negras do movimento feminista em Salvador; Já Kaio Vasconcellos, é homem trans, oriundo do movimento estudantil secundarista, participou da diretoria da ABES e do Movimento Popular da Juventude, e, atualmente, compõe a direção da Juventude da RS Salvador.
“A nova diretoria da Secretaria Municipal da Juventude do PT representa a juventude negra, trabalhadora, periférica e estudantil de Salvador. Os jovens petistas da capital deram o recado ao eleger essa diretoria composta por mulheres negras, universitários e LGBTs à Secretaria Municipal de Juventude do PT, que representa a mudança, a transformação, a inclusão, que representa o nosso partido, a esquerda, e a luta da população soteropolitana”, declarou o presidente do PT SALVADOR, Ademário Costa.