Daniel Santos Araújo, de 13 anos, desembarcou em Buenos Aires, na Argentina, no mês passado para participar de uma competição mundial de karatê. O adolescente, morador de Pau da Lima, que treina na associação de moradores do bairro, foi vice-campeão mundial em Kata — uma sequência de movimentos de ataque e defesa em que o atleta simula uma luta. Na grande final, ele enfrentou um jovem italiano.
O garoto faz parte do Bolsa-Atleta Salvador, incentivo concedido por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), para atletas que não dispõem de recursos financeiros para custear inscrições, viagens e preparação. As passagens até o país vizinho, inclusive, foram pagas pelo programa.
Além do segundo lugar em Kata, o adolescente conquistou o bronze no Kumite — luta direta entre dois competidores —, após derrotar um romeno. Essa foi a primeira vez que Daniel participou de um torneio internacional. Ele teve a chance de estar em um evento mundial em 2022, mas, por questões financeiras, ficou de fora. Na época, o atleta ainda não fazia parte do programa da Sempre.
A preparação para o mundial na Argentina foi intensa, com treinos até seis vezes por semana para aprimorar técnicas e condicionamento físico. O pai do garoto, o rodoviário Uelder Nascimento Araújo, afirma que as conquistas do filho só foram possíveis devido ao incentivo da Prefeitura, rifas e ajuda de amigos.
“O Bolsa-Atleta vem apoiando não só Daniel, mas tantos outros atletas de outras modalidades, fazendo com que eles possam, quem sabe, ter um futuro no esporte, deixando o lado ruim da vida”, comenta.
Daniel passou sete dias na Argentina e teve a oportunidade de competir com atletas de diferentes estilos de karatê. O adolescente está construindo uma carreira invejável no esporte. Só neste ano, ele foi pentacampeão brasileiro, pentacampeão baiano e campeão da Copa do Brasil.
Texto: Nilson Marinho/ Secom PMS