Só quem tem cabelos crespos ou cacheados sabe como o momento de penteá-los é um desafio. Pensando em proporcionar uma experiência mais saudável e feliz na hora de cuidar das madeixas, as trancistas Myriam Santana e Marília Aragão lançam o projeto Oficina Poética de Desembaraço para Famílias Negras e suas Crianças.
A atividade, que acontecerá de forma virtual no dia 7 de março, das 14 às 16h, é destinada especialmente às famílias do território do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que possuem crianças de até 11 anos com cabelos crespos e cacheados. As inscrições podem ser feitas através do formulário online (https://forms.gle/
O projeto é uma realização do Espaço Orí com Afeto e foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
A oficina
A Oficina Poética de Desembaraço vai selecionar 20 famílias, que vão receber gratuitamente um “kit oficina” com borrifador, creme de pentear, escova de desembaraçar, prendedores de cabelo e o livro “O Mundo no Black Power de Tayo”. Elas participarão, por meio do aplicativo Zoom, de uma atividade que vai contar com o ensino de técnicas de desembaraço e momentos lúdicos de criação de poesias sobre afetividade e estética.
“Nosso desejo principal é ressignificar o ato de pentear. Para muita gente sempre foi uma experiência de sofrimento e dor, em que a pessoa que desembaraçava não tinha paciência ou tempo para fazer isso. Queremos que seja diferente para as famílias e crianças. Ao invés de traumático, seja um momento alegre, que proporcione boas lembranças no futuro”, diz Marília, uma das idealizadoras do projeto.
Sarau Desembaraço
Uma das ações do projeto é a realização de um sarau com apresentação das poesias elaboradas pelas famílias durante a oficina. A ideia em inserir a arte literária foi de Myriam, que também é poeta e quis trazer uma formação lúdica para a iniciativa, que contará com intervenções do Sarau do Cabrito, projeto do bairro do Alto do Cabrito, e poemas sobre o universo da estética negra. O Sarau Desembaraço será no dia 29 de março, pelo canal do projeto no YouTube. A oficina e o sarau serão transmitidos do Teatro Gamboa Nova.
Sobre as facilitadoras
Myriam Santana é artista multidisciplinar, poeta integrante do Coletivo Sarau do Cabrito, graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA. Trancista e dreadmaker, fundadora da Color Orí e co-fundadora do Espaço Orí com Afeto.
Marília Aragão é arte-educadora em estética capilar afro, trancista fundadora da Trança com Afeto e co-fundadora do Espaço Orí com Afeto, formada em jornalismo, livreira e futura roteirista.
SERVIÇO
O que: Inscrição para Oficina Poética de Desembaraço para Famílias Negras e suas Crianças
Quando: De 18 a 27 de fevereiro
Onde: Via formulário online
Quanto: Gratuito
Mais informações: [email protected] | @oricomafeto