O bom filho à casa torna! Assim Clarice Bagrichevsky, presidente da Associação Stella4Praias, entidade que representa moradores e empresários da região de Stella Maris, classifica a escolha do Gran Hotel & Urban Resort, localizado no bairro, para sediar, nesta quinta-feira (27), às 18h, o evento de apresentação do Projeto de Requalificação da Orla de Stella Maris – Ipitanga. Afinal, foi lá que começou, há quatro anos, o processo de discussão da proposta, com a colaboração da comunidade. A atividade será também a comemoração do segundo aniversário da Associação.
“A história desse projeto está intimamente ligada à existência da Stella4Praias, associação que foi instituída por inspiração do pequeno coletivo de antigos moradores do bairro. Gente da época em que nossas ruas eram de areia e as poucas casas construídas não precisavam de muros, de cercas elétricas e nem de câmaras de segurança”, ressalta Clarice.
Ela observa que quando ocorreram as primeiras agressões às dunas da restinga, esse coletivo se organizou para lutar pela proteção e revitalização da orla do bairro: “Também unidos e fortes trouxemos para a Praia do Flamengo, em 2014, um posto bem estruturado da PM, que assegurou dignidade ao trabalho do policial militar”. O crescimento de Stella foi muito rápido e desordenado, conta a presidente da entidade. E acrescenta: “A praia, que dezenas de anos antes havia sido “descoberta” por surfistas, começou a ser ameaçada pela degradação ambiental e o grupo decidiu por um S.O.S. a quem de competência, a Prefeitura de Salvador”.
Clarice Bagrichevsky diz que o o movimento dos surfistas do bairro uniu-se ao coletivo de moradores e empresários e, depois de coletar mais de 4 mil assinaturas, uma amostra bastante significativa da comunidade, entregou o documento à Fundação Mário Leal Ferreira.
“A FML logo viu a oportunidade de expandir seus projetos de obra e a simples revitalização pedida pelo povo foi transformada em um polêmico projeto de requalificação. Divisor de corações, razões e humores. Essa lição, que somente um movimento unido e organizado leva a algum bom lugar, foi a inspiração e o impulso para que moradores e empresários fundassem uma Associação híbrida, que muito tem feito pela qualidade de vida da região. Sem alarde, sem esperar reconhecimento e combatendo com ética o bom combate frente às adversidades ou os invejosos”, resume.
Confirmaram presença ao evento Júlio Ribas, presidente da Vinci (empresa que administra o Aeroporto Internacional de Salvador); Sandra Maria Araújo Ideião, gerente da Unidade de Esgotamento Sanitário da Embasa, acompanhada da gerente de Meio Ambiente, Ana Cardoso, e do diretor de Meio Ambiente, Walmir Conceição; Daniel Colina, diretor técnico de Articulação Institucional e coordenador do Fórum A Cidade Também É Nossa, do qual a Associação Stell4Praias faz parte; Glicério Lemos, presidente, e Luiz Blanc, CEO da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), além do gerente administrativo Daniel Vidal; Gilberto Marquezini, do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares; e Gilsoney de Oliveira, empresário e presidente do Afoxé Filhos de Gandhy.
Participarão também moradores e empresários da região, representantes do Instituto dos Arquitetos da Bahia (IAB), de ONGs e do trade turístico local.