O vereador Igor Kannário (PHS) sugeriu ao Executivo Municipal medidas de incentivo para a realização de exames preventivos de câncer ginecológico, de mama e de próstata. O projeto de indicação beneficia servidores municipais e empregados de instituições privadas com mais de 40 anos. “A prevenção precoce do câncer é fundamental para o sucesso de seu tratamento”, destacou o parlamentar.
De acordo com a proposta, serão concedidos até dois dias de licença por ano para que os servidores municipais e empregados das instituições privadas de Salvador realizem os exames que investigam a existência de tumores. “Aqueles que utilizarem a licença deverão comprovar a realização dos exames por meio de documento expedido pelo médico consultado”, explicou Kannário.
O vereador ressaltou a importância da oncologia preventiva, que torna possível fazer a detecção precoce de câncer de mama e de próstata. “Quando o câncer é detectado o paciente recebe, na maioria das vezes, tratamento cirúrgico simples e conservador, sem necessidade de radioterapia ou quimioterapia e com grande possibilidade de cura”, pontuou Kannário.