Com a proposta de fortalecer ainda mais as aprendizagens e a preparação dos jovens e adultos para os processos seletivos de ingresso no ensino superior, o Programa Universidade para Todos (UPT), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), está promovendo os Diálogos Pedagógicos UPT 2024. Nestas sexta-feira e sábado (27 e 28 de setembro), a iniciativa chega na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), em Amargosa, para promover a socialização das experiências vividas e trajetórias dos alunos, monitores, ex-alunos beneficiados pelo programa.
O UPT oferta curso pré-vestibular gratuito em toda a Bahia, para candidatos que buscam aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares para o ingresso no Ensino Superior. Em 2024, 19,5 mil pessoas estão sendo beneficiados pelo programa que disponibiliza, também, material de estudo, representando um investimento de R$ 15 milhões do Governo do Estado.
A coordenadora do UPT, Patrícia Machado, explica que a realização dos Diálogos Pedagógicos UPT 2024 é importante, pois subsidia a equipe para a realização dos ajustes técnicos, administrativos e pedagógicos necessários: “nestes encontros queremos ouvir dos beneficiários o impacto do programa na vida deles e, a partir dessa escuta, faremos o encaminhamento do planejamento UPT para o ano de 2025”.
Para o cursista do UPT, Andrei Moraes, que frequenta as aulas no Colégio Estadual Santa Bernadete, em Amargosa, o programa ajuda os candidatos no incentivo, na orientação e, principalmente, no ensino. “O programa dá uma direção para gente de como devemos fazer e estudar para ingressar. Desde o ano passado, quando eu conheci o UPT, eu já achei o programa incrível, não só como um reforço de aprendizado, mas também como um norte, uma direção mesmo, para que a gente possa ingressar no ensino superior. Eu vejo que, para a minha vida, está sendo uma experiência muito boa, muito incrível. E espero muito poder ingressar nesse no ensino superior”, afirma.
Sobre o UPT
O Programa Universidade para Todos (UPT) é resultado de uma parceria entre a SEC, as universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc), do Estado da Bahia (Uneb) e as universidades federais do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Sul da Bahia (UFSB) e do Oeste da Bahia (Ufob). Ele foi instituído pelo Decreto 20.004, de 21 de setembro de 2020, e é composto por três etapas, independentes e complementares: I – Mobilização da inscrição para os processos ENEM, SAEB e exame vestibular e demais formas de ingresso no Ensino Superior; II – Fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante; III – Formação inicial e continuada de estudantes universitários para exercício da docência.
Os Diálogos Pedagógicos UPT 2024 já percorreram os municípios de Feira de Santana (Uefs), Vitória da Conquista (Uesb), Ilhéus (Uesc) e Barreiras (Ufob). Entre os dias 17 a 19 de outubro, os Diálogos Pedagógicos UPT 2024 serão realizados no município na UFOB, em Teixeira de Freiras e, de 21 a 23 de novembro, na Uneb de Juazeiro, culminando com a realização do seminário “Programa UPT/Bahia em movimento: Política de acesso, exercício da docência e rede colaborativa para o fortalecimento das aprendizagens e a preparação para os processos seletivos de acesso ao ensino superior”, que será realizado no dia 12 de dezembro, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.
Fonte: Ascom/SEC