Mais de 40 imóveis rurais, adquiridos por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), foram entregues para famílias agricultoras dos municípios de Presidente Tancredo Neves e São Sebastião do Passé. A iniciativa, que contribui com a política de acesso à terra na Bahia, foi realizada numa parceria entre os Governos Federal e Estadual, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Diretamente da sede Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), onde aconteceram as primeiras entregas, o secretário de governança fundiária, desenvolvimento territorial e socioambiental do MDA, Moisés Savian, ressaltou o potencial e organização da agricultura familiar da Bahia.
“Quando a gente vem na Bahia, vai à campo e conhece experiências como essa, dá todo sentido ao nosso trabalho. O que vocês estão fazendo aqui é fabuloso e reúne a experiência da cooperativa, a força da organização, o acesso à mercado, a Escola Família Agrícola, a agroindustrialização, a aquisição da terra. Um conjunto de esforços”, ressaltou Moisés.
Para o titular da SDR, Osni Cardoso, “temos a certeza de que essa é uma política assertiva. Ela contribui com a segurança jurídica, com a renda, com a dignidade do homem e da mulher do campo e impulsiona a produção de alimentos saudáveis por parte da nossa agricultura familiar. É uma alegria poder contribuir com tudo isso”.
A jovem Caroline Soares celebrou a conquista, que vai impactar diretamente na sua vida e de sua família. “Hoje a gente temos uma terra para chamar de nossa, que vai ajudar a trazer qualidade de vida para nossa família, ajudar a produzir melhor. A gente produz banana da terra, que é nossa maior produção, e vamos implantar outras culturas na área”.
Programa Nacional de Crédito Fundiário
Na Bahia, o PNCF é executado pela Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), unidade da SDR, e funciona como ação complementar à reforma agrária, oportunizando aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, arrendatários, parceiros, meeiros, agregados, posseiros e minifundiários, a obtenção de crédito para aquisição de seu imóvel. Prevê ainda ações de incentivo à participação dos jovens, mulheres e para projetos especiais voltados para a preservação do meio ambiente.
Fonte: Ascom/SDR