As professoras de Língua Inglesa, Zilma Oliveira, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã, no Sudoeste da Bahia, e Vani Dantas, do Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire, em Dias D´Ávila, Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão entre os 270 professores brasileiros da Educação Básica das redes públicas de ensino selecionados para participarem de um curso intensivo de seis semanas do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI), nos Estados Unidos (EUA). A iniciativa é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Comissão Fullbright – vinculada aos governos do Brasil e dos EUA.
O curso, que tem carga horária de 180 horas, acontece na Universidade de Ohio, na cidade de Atenas, onde Zilma Oliveira e Vani Dantas ficarão até o dia 9 de agosto, aperfeiçoando suas experiências na disciplina da Língua Inglesa, por meio do fortalecimento do domínio das quatro habilidades linguísticas: compreender, falar, ler e escrever. As professoras realizarão uma imersão no cotidiano de uma cidade americana, ampliando sua capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma, além de compartilhar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem o aperfeiçoamento do processo ensino e aprendizagem.
“Acredito que o intercâmbio vai fortalecer o ensino de inglês com qualidade no Brasil, por meio de atividades acadêmicas e culturais, intercaladas entre aulas de campo e em sala de aula, na universidade. Estamos aprendendo novas tecnologias e metodologias do ensino em Inglês, bem como aprimorando habilidades de escuta e fala, além de novas técnicas para, posteriormente, aplicarmos com os nossos estudantes. Esse intercâmbio é um marco na minha formação como educadora, pois está me permitindo vivenciar, expandir, refletir e crescer com toda essas experiências”, conta Zilma Oliveira, responsável por 18 turmas do Ensino Médio de Igaporã.
Para Vani Dantas, a experiência na imersão tem sido muito importante, tanto do ponto de vista cultural quanto o aperfeiçoamento do idioma. “Além de aprimorar meu inglês, estou aprendendo novas técnicas para oferecer aos meus alunos aulas cada vez mais interessantes e ricas em conteúdos”, revela a professora, responsável por 11 turmas em Dias D´Ávila.
O acolhimento da equipe da Universidade de Ohio também é um dos destaques para as professoras baianas. O curso de Inglês Intensivo de Ohio (Opie, sigla em inglês), ao longo das últimas cinco décadas, já recebeu mais de oito mil alunos de todo o mundo. São turmas pequenas e os professores prestam especial atenção às necessidades dos alunos. A participação e o uso prático do inglês falado e escrito são enfatizados. O OPIE oferece cursos de Inglês intensivo em três níveis diferentes de tempo integral e em dois níveis de meio período.
Fonte: Ascom/SEC