Neste domingo, 8 de março, o NEOJIBA dá início às comemorações pelos 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven, o compositor alemão que mudou para sempre a forma como fazemos e ouvimos música.
A primeira apresentação do Beethoven 250 – que também abre a programação do NEOJIBA em 2020 – será gratuita, no Parque do Queimado, na Liberdade, às 11h e terá um quarteto e dois solistas.
O quarteto italiano Shaborùz, o violista italiano Edoardo Rosadini e o pianista turco Mertol Demirelli irão executar duas obras do compositor alemão: o Quarteto de cordas nº 2 em Sol Maior, op. 18 nº 2 e o Concerto para Piano nº 4 em Sol Maior, op. 58, em versão para piano e quinteto de cordas.
Formado em 2017 na Escola de Música de Fiesole, o Shaborùz é composto pelas jovens musicistas Angela Tempestini (violino); Anna Avilia (viola) e Marina Margheri (violoncelo), além de Amedeo Ara (violino). No Dia Internacional das Mulheres, o evento também celebra e exemplifica o espaço que elas estão conquistando no universo da música de concerto, historicamente dominado pelos homens.
Série BEETHOVEN 250
Na próxima quinta-feira, 12, às 20h, será a vez do Teatro Castro Alves abrir suas portas para reverenciar o compositor alemão, dentro da Série BEETHOVEN 250. O TCA irá abrigar, até dezembro de 2020, sete grandes concertos com artistas internacionais e a Orquestra NEOJIBA, formada por adolescentes e jovens que integram o programa.
O concerto de estreia será regido por Edoardo Rosadini e terá ao piano Ricardo Castro, fundador e diretor geral do NEOJIBA. Os ingressos estão à venda pelo site Ingresso Rápido (ingressorapido.com.br), a partir de R$ 5 (meia-entrada).
No concerto, será apresentada uma das obras mais famosas de Beethoven, a Quinta Sinfonia. No começo da noite, os músicos apresentam o Concerto Nº 5 para piano e orquestra, “Imperador”. Em 1993, Ricardo Castro venceu um dos concursos mais importantes do mundo para pianistas, o Leeds International Piano Competition, executando essa obra.
Como contraponto, a orquestra apresentará também “Soteropolitana”, peça premiada do jovem compositor baiano Luã Almeida.
Na Itália, onde vive, Edoardo Rosadini mantém, desde 2002, a Orquestra de Meninos da Escola de Música de Fiesole, composta por 80 crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos.
Domingos no Parque
As apresentações continuam em todos os domingos de março no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, sempre às 11h, com entrada franca e repertórios variados.
No dia 15, o violoncelista Matias de Oliveira Pinto e o pianista Ricardo Castro apresentam as 3 Fantasiestucke, op. 73 para violoncelo e piano de Robert Schumann e a Sonata nº 3 em Lá Maior, op. 69 para violoncelo e piano, de Beethoven.
No dia 22, acontece o Recital Virtuoses do NEOJIBA, com Francisco Souza (contrabaixo), Adauri de Oliveira (clarineta), Ana Júlia Bittencourt (flauta), Laís Tavares (violoncelo), Hélder Passinho (trompete) e Arthur Marden, ao piano, como convidado especial. No repertório, Elegia Nº 1 para contrabaixo e piano, de Bottesini, Choros 2 para flauta e clarineta, de Villa-Lobos, Adagio e Allegro op. 70 para violoncelo e piano, de Schumann, Sonata para clarineta e piano, de Poulenc, e a Sonatina para trompete e piano, de Jean Françaix.
E fechando o mês, no dia 29, a Orquestra de Câmara do NEOJIBA apresenta uma programação especial para as crianças, o Crianças no Parque, com a Sinfonia dos Brinquedos, de Leopold Mozart, e a Sinfonia das Crianças op. 239, de Carl Reinecke.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música.
Em 12 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos. As apresentações dos seus muitos grupos musicais – de 14 núcleos- já foram vistas por mais de 830 mil pessoas no Brasil e no exterior.
SERVIÇO – MARÇO NO NEOJIBA
8 de março
Beethoven 250
Quarteto e Concerto
Quarteto Shaborùz, Edoardo Rosadini e Mertol Demirelli
Parque do Queimado, Liberdade – Sala NEOJIBA
11h – Entrada Franca
12 de março
Série Beethoven 250
Com Edoardo Rosadini, Ricardo Castro e Orquestra NEOJIBA
Teatro Castro Alves, Campo Grande
20h
Ingressos à venda no Ingresso Rápido (ingressorapido.com.br/), a partir de R$ 5 (meia-entrada)
15 de março
Beethoven 250
Sonatas
Matias de Oliveira Pinto e Ricardo Castro
Parque do Queimado, Liberdade – Sala NEOJIBA
11h – Entrada Franca
22 de março
Recital Virtuoses do NEOJIBA
Francisco Souza, Adauri de Oliveira, Ana Júlia Bittencourt, Laís Tavares, Hélder Passinho, Arthur Marden.
Arthur Marden e Coordenadores pedagógicos do NEOJIBA
Parque do Queimado, Liberdade – Sala NEOJIBA
11h – Entrada Franca
29 de março
Crianças no Parque
Orquestra de Câmara do NEOJIBA Parque do Queimado, Liberdade – Sala NEOJIBA
11h – Entrada Franca