Acompanhando o governador Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, participou hoje (13.02), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo, da assinatura do contrato, no valor de R$ 1,5 bilhão, para implantação do Sistema de Veículo Leve de Transporte (VLT) entre o Comércio, em Salvador, e a Ilha de São João, em Simões Filho, cuja obra começa em 180 dias. “Não tenho dúvida em afirmar: com este VLT, o governador Rui Costa vai estabelecer uma verdadeira revolução na mobilidade urbana de Salvador. O Metrô já é um dos maiores do país em extensão, com 33km, e o novo modal do Subúrbio vai garantir mais conforto para cerca de 600 mil pessoas”, exaltou o chefe do Legislativo baiano.
Engenheiro Civil, Leal também gostou das palavras do governador acerca da revitalização da Orla do Subúrbio Ferroviário. “A implantação do VLT irá descortinar a orla da Baía de Todos os Santos naquele pedaço lindíssimo de Salvador, justamente ainda preservado por causa da linha do trem. Será um grande parque de lazer e que poderá contribuir para revitalizar um lugar muito bonito, mas hoje degradado. Os portugueses construíram a cidade em torno da Baía, mas nós, os ‘inteligentes’, preferimos a Orla Atlântica, com toda a sua salinidade e maresia”, disse o presidente da ALBA.
Nelson Leal destacou também a capacidade do Governo do Estado em lançar grandes obras como a do VLT, ao mesmo tempo em que mantém em dia os compromissos financeiros e os salários dos servidores. “Na semana passada, secretários de Fazenda de Minas, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Pará, Alagoas e Mato Grosso do Sul apelaram ao presidente do STF para cortar pessoal e encargos, enquanto o governador Rui Costa não para de trabalhar, lança grandes obras e constrói a Bahia do futuro, incluindo uma parceria promissora com a China”, elogiou.
MONOTRILHO
O VLT será um modal metropolitano, do tipo monotrilho elevado, que substituirá o atual sistema de trens que faz a linha Estação da Calçada-Paripe, ampliada até a Ilha de São João, em Simões Filho, beneficiando cerca de 600 mil moradores da região. Serão 20km de extensão, 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários/dia. Ele será do tipo, movido à propulsão elétrica, não poluente, e integrado ao sistema de Metrô de Salvador – através de uma ligação pela San Martin ou pela Via Expressa. O consórcio vencedor que irá tocar a obra, por meio da modalidade de Parceria Público-Privada, será a Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen, da China.