
A Prefeitura de Salvador, através da Guarda Civil Municipal (GCM), promoveu, na tarde da terça-feira (18), uma oficina intensiva de defesa pessoal voltada para mulheres. O evento ocorreu na sede da GCM, localizada na Avenida San Martin, e teve como objetivo capacitar as participantes em técnicas de defesa essenciais para evitar situações de risco, especialmente durante o Carnaval.
A oficina contou com aulas práticas e teóricas, abordando temas como segurança, técnicas de defesa e estratégias para agir em momentos de agressão. “Focamos em defesas contra estrangulamento, mata-leão, tentativa de estupro, facadas, beijos forçados, abraços e tapas, entre outras situações. O objetivo principal é evitar cenários em que elas não consigam se desvencilhar, ensinando-as a se libertar da agressão ou de um problema e a fugir”, explicou o guarda municipal e instrutor do curso, Sidclei Carvalho.
“Durante o Carnaval, mesmo para quem toma cuidados, sempre há riscos. A proposta é não apenas ensinar como sair de situações específicas, mas também como preveni-las. Buscamos proporcionar uma visão diferenciada para que elas se sintam mais preparadas em ambientes de festa”, completou o professor.
Inscrições abertas – A oficina também será realizada nesta quinta-feira (20), das 13h às 17h. As inscrições ainda estão abertas e as interessadas podem se inscrever pelo e-mail defesapessoal.gcms@salvador.
Presente na aula desta terça-feira, a estudante Bruna dos Reis, de 23 anos, comentou a importância da oficina. “Quando soube, me interessei imediatamente, pensando principalmente no Carnaval, uma festa que adoro, mas que também me faz sentir vulnerável em várias situações. Então, pensei que esse curso poderia me dar mais confiança, me ensinar a me posicionar, a reagir e a conseguir sair de situações ruins que possam surgir”, contou.
Outra participante, Lorrane Pedra, de 31 anos, pontuou que a oficina ajuda as mulheres em situações de assédio. “Acho que esse curso é importante para as mulheres, especialmente devido ao assédio, para que possamos nos defender, principalmente no Carnaval, onde estamos em meio a um grande público. Quando desenvolvemos reflexos de autodefesa, conseguimos escapar de muitas situações”, disse.
Reportagem: Priscila Machado e Mateus Soares/Secom PMS
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/oficina-intensiva-de-defesa-pessoal-para-mulheres/.