A prefeitura de Salvador, por meio do projeto IngreSSAr, vai dobrar para 800 o número de vagas gratuitas em cursos preparatórios para o Enem de 2019. A iniciativa também será ampliada para quem está cursando o último ano do ensino médio. Este ano, 400 estudantes participaram.
O IngreSSAr é voltado para estudantes de baixa renda e busca ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos da capital baiana ao ensino superior. As instituições credenciadas para dar aulas como parte do projeto foram os cursos preparatórios Os Aprovados e Pré-Enem, ambos localizados na Avenida ACM.
“É um reconhecimento de que a juventude, acima de tudo, precisa de políticas afirmativas para a educação. Ao oferecer e facilitar o acesso ao ensino superior para jovens mais pobres, estamos cumprindo o papel com o futuro da cidade”, comentou o prefeito ACM Neto ao anunciar a medida durante aulão pré-Enem no auditório do Subúrbio 360, em Coutos.
O perfil dos beneficiados pelo IngreSSAr são estudantes que moram em Salvador, pertencentes à rede pública de ensino ou bolsistas integrais da rede particular, integrantes do programa Bolsa Família e com bom desempenho no ensino médio.