A Prefeitura de Salvador se posicionou por meio de nota, neste domingo (25), sobre uma série de notícias falsas a respeito da liberação do alvará para a construção da policlínica de Escada. Essas “fake news” dizem que a gestão municipal estaria retardando a liberação do documento para que o governo do Estado construa a unidade de saúde.
Segundo a prefeitura, alvará já foi liberado desde o dia 11 de outubro. “Se a obra não começou, a responsabilidade cabe exclusivamente ao governo do Estado”, diz a nota. A área onde será construída a policlínica fica inserida dentro do chamado Parque Urbano de Escada. Quando o terreno está em uma área ambiental, seguindo as normas do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso do Solo, “a tramitação do pedido de alvará é mais lenta pois uma série de questões precisam ser analisadas”.
“Esse processo foi concluído desde o dia 11 de outubro, com a liberação do pedido pela Sedur. Com o pagamento das devidas taxas, como determina a lei, a ordem de serviço para a construção da policlínica de Escada já poderia ter sido dada pelo governador Rui Costa desde essa data. As notícias falsas espalhadas nas redes e no WhatsApp tem como objetivo confundir a população e atacar a Prefeitura. Trata-se de uma ação criminosa para atingir a gestão municipal”, finaliza a nota.