Os 900 ambulantes que vão trabalhar no Festival Virada Salvador 2024 foram capacitados nesta quarta-feira (27) e receberam os kits de apoio e higiene necessários para atuar na maior festa gratuita de Réveillon do país. A iniciativa aconteceu no Ginásio de Esportes Estação Cidadania, localizado na Rua da Ilha, em Itapuã, e foi capitaneada pela Secretaria de Ordem Pública de Salvador (Semop).
A capacitação contempla os ambulantes cadastrados e que cumpriram os requisitos estabelecidos pelo novo sistema de cadastramento digital da Semop, destinado aos interessados em atuar comercialmente nas festas populares da capital baiana. Após ter a solicitação avaliada e aprovada, 900 pessoas foram selecionadas para a capacitação e posterior participação nos eventos.
O principal objetivo da iniciativa é preparar os ambulantes para atuarem no evento, seguindo princípios básicos, respeitando os patrocinadores – cujas bebidas só podem ser comercializadas a partir das marcas autorizadas, conforme explicou o diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho.
“Aqui eles também receberam informações sobre o comportamento dos trabalhadores, da proibição de trabalho infantil, do acolhimento para crianças, filhos deles, da parceria com o Ministério Público do Trabalho e da Defensoria Pública, dentre outros temas. Todos foram lembrados da importância desse processo, respeitando as regras da Semop sobre permissões e proibições, para que possamos ter um ambiente seguro para todos, garantindo mais um Festival Virada Salvador de muito sucesso”, destacou Carvalho.
A ambulante Luciene Galiza, de Paripe, vai atuar pela segunda vez no festival e espera superar este ano as vendas de 2022. “A proposta que nos trouxeram aqui é de muita melhoria para nós, como a possibilidade de renovar o estoque durante a festa. É uma boa expectativa para um bom trabalho, com uma estrutura muito boa e que dá para fazer um dinheiro legal”.
Elisabete do Espírito Santo, 49 anos, e moradora do Rio Sena, também atuará pela segunda vez na festa. “Percebi que este ano está ainda mais organizado, com muitas melhorias em relação ao ano passado. Acho muito importante a questão do acolhimento infantil e, também, a possibilidade de comprar o estoque dos patrocinadores com antecedência, o que facilita a organização e economia. Além disso, a expectativa para as vendas é muito boa”.
Distribuição dos kits – Os kits serão distribuídos a partir das 8h desta quinta-feira (28), na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, e são compostos por dois isopores, coletes, kits higiênicos, com escova e pasta dental, sabonetes, protetores solares e um banco para trabalho e descanso dos ambulantes além de uma tabela de produtos que devem e podem ser vendidos durante a festa.
Para pegar o material, é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que este ano foi isento de pagamento e documento de identidade. Cópias não serão aceitas.
Fiscalização – Durante o Festival Virada Salvador, a Semop terá 250 colaboradores, incluindo agentes de fiscalização e salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar). Não será permitida a venda em carros de mão, fogareiros, ou embalagens reaproveitadas de vidro, alumínio ou louças. Essas devem ser substituídas por descartáveis.
Reportagem: Letícia Silva e Eduardo Santos/Secom PMS