“Preservar vidas é prioridade na nossa gestão. Vamos continuar levando mais segurança e tranquilidade a tantas famílias, que, por falta de opção, construíram suas casas nas imediações de áreas de risco”, afirmou o vice-prefeito Bruno Reis.
Acompanhado de líderes comunitários e da equipe da Prefeitura, ele autorizou o início das obras de contenção de uma encosta de cinco mil metros quadrados na Rua Coronel Felisberto Caldeira, no Barbalho, na manhã desta terça-feira (1º).
Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o vice Bruno Reis informou que a intervenção conta com orçamento de R$ 1,98 milhão e vai solucionar definitivamente o problema de deslizamento de terra em uma encosta de alto risco, especialmente em dias de chuva.
Contemplando serviços de contenção com solo grampeado e cortina atirantada, a obra na encosta no Barbalho será concluída em aproximadamente 12 meses. “As famílias que residem na localidade poderão dormir em paz, com mais segurança”, garantiu Bruno Reis.
De acordo com o vice-prefeito, a capital baiana, hoje, está mais bem preparada para enfrentar os períodos de chuvas intensas do que no passado. Pela avaliação mais recente do IBGE, segundo Bruno, 45% da população de Salvador mora em regiões de risco.
“A cidade tem uma geografia irregular, com aproximadamente mil áreas de risco identificadas pelo levantamento. Só a nossa gestão se encarregou de resolver cerca de um terço do problema, protegendo quase 300 pontos, com a tecnologia da geomanta ou com obras de contenção”, assinalou Bruno Reis.