O prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita Ana Paula Matos receberam a visita do cônsul-geral dos Estados Unidos da América (EUA) no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands, no Palácio Thomé de Souza, no Centro Histórico de Salvador, na tarde desta terça-feira (26). Essa foi a primeira visita dele à capital baiana desde que chegou ao Rio para assumir o cargo, em junho deste ano.
O representante diplomático chegou ontem (26) para participar da próxima edição do Bahia Avança, evento promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) Brasil, que ocorrerá amanhã (27) no Palacete Tira-Chapéu. Além disso, ele esteve na Vale do Dendê e no Balé Folclórico da Bahia, no Centro Histórico, e amanhã pretende conhecer o Colabore, primeiro Centro Municipal de Inovação de Impacto do Brasil, no Parque da Cidade, no Itaigara.
Durante a visita, o prefeito Bruno Reis afirmou que a Prefeitura está à disposição para fazer parcerias com o consulado, inclusive para a disponibilização de uma educação bilíngue nas escolas municipais. “Se hoje educarmos a criança no tempo certo e possibilitarmos a ela outra língua e uma educação digital, estaremos preparando-a para os desafios da vida. Portanto, temos bastante interesse na constituição de parcerias juntamente com o consulado e o ACBEU [Associação Cultural Brasil – Estados Unidos]”.
“Ampliar as parcerias é fundamental para uma cidade como Salvador que busca a cada dia investir na educação bilíngue e no letramento digital das nossas crianças da rede municipal de ensino. Esperamos que os projetos em comum com o Consulado dos EUA avancem e possamos fortalecer a tecnologia social, o intercâmbio de boas práticas na pauta ambiental e promoção cultural e turística da cidade, além da troca de conhecimento entre os países”, destacou Ana Paula Matos.
Projeto-piloto – Durante a visita, o consulado dos EUA no Rio de Janeiro aproveitou para informar que um projeto-piloto de seminários virtuais com pesquisadores americanos no Brasil será iniciado em dezembro, viabilizado pela United States Environmental Protection Agency (EPA), uma agência federal dos Estados Unidos. Ryan destacou que ficou impressionado com o aproveitamento da energia fotovoltaica em Salvador e também com o turismo, que classificou como “muito forte”.
Ao final da visita, acompanhado do Cônsul para Assuntos Econômicos do Consulado dos EUA, Marco Sotelino, do Cônsul Honorário na Bahia, Aaron Christian Fetherolf e do chefe da seção consular, Steven Royster, Ryan Rowlands presenteou o prefeito com uma moeda com a imagem de Harriet Tubman, abolicionista e ativista americana que depois de se libertar da escravidão ajudou a libertar outras dezenas de escravizados. Já Bruno Reis entregou o recém-lançado Guia de Concessões e Parcerias do Município, documento que traz diretrizes práticas para orientar o processo de estruturação de projetos de concessões e parcerias na cidade, desde a fase de concepção (pré-viabilidade) até a de gestão contratual.
Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS