O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), disse, na manhã desta quarta-feira (20), que os decretos que mantêm as restrições nos bairros do Rio Vermelho e Itapuã, além da suspensão das aulas na rede municipal, serão prorrogados por mais cinco dias, a princípio, com vencimento em 26 de janeiro.
De acordo com ele, o costume era a prorrogação por 14 dias, mas, após conversas com o secretário de Saúde, Leo Prates, e a equipe municipal, ficou decidido que haveria uma unificação das normas relativas às restrições impostas à capital baiana como prevenção da Covid-19.
Uma das razões dadas por Bruno Reis para manter as restrições é o fato de que há em andamento um estudo em parceria com a Fiocruz e que vai determinar o real cenário do coronavírus em Salvador. “Esse inquérito deve ser concluído ainda nesta semana”, disse. O democrata também afirmou que não se sabe ainda quais foram os reflexos das festas de final de ano na saúde da população.
“Ainda não há condições de avaliar em janeiro o reflexo das festas de final de ano. Nesta quarta (20), estamos com 68% de taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19, já ontem tivemos 71%, e a média é essa de 70%., que é, em tese, uma situação sob controle. Mas, ninguém pode dizer que estamos imunes e livres de ocorrer o colapso”, concluiu.