Baianos e turistas que decidiram curtir a festa pré-carnavalesca, Fuzuê, neste sábado, 3, realizada entre os bairros de Ondina e Barra, puderam notar a presença contínua das forças de segurança durante todo o trajeto da festa. Com o policiamento reforçado, nenhum crime grave foi registrado no evento até as 19 horas.
Mais de 400 policiais militares, 140 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, além de profissionais da Polícia Civil e Polícia Técnica integraram o esquema de segurança da festa.
A cada pequenos metros de distância era possível encontrar tropas da PM e do CBMBA presentes nos Postos Elevados de Observação (PEO), sem falar nas patrulhas que constantemente passavam pelo circuito, garantindo assim, a tranquilidade do evento.
”Montamos um esquema de prevenção, que visa inibir qualquer tipo de crime. Fazemos questão de chegar pelo menos duas horas antes, distribuímos todos os efetivos em determinados pontos e postos para que as pessoas se divirtam de forma sossegada”, declarou a comandante da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra), major Patrícia Barbosa.
Além da 11ª CIPM – unidade responsável pela área – equipes do Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC/Atlântico), Rondas Especiais (Rondesp), Esquadrão Águia, Batalhão de Choque e até mesmo a Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) também estiveram presente para fortalecer ainda mais a proteção dos foliões.
A aposentada Lucia Saraiva, que foi aproveitar o sábado na folia, reconheceu a presença constante das polícias. “Dá para perceber que tem muitos policiais e, isso faz com que a gente se sinta mais a vontade para curtir”, pontuou.
Três postos da Polícia Civil foram montados em diferentes pontos do circuito Orlando Tapajós e dão apoio a 14ª Delegacia Territorial a fim de agilizar o registro de possíveis ocorrências.
A titular da 14ª DT, delegada Carmen Dolores, enalteceu a tranquilidade da festa. “Que as pessoas continuem brincando em paz, mas, caso surja alguma demanda, estamos com escala reforçada para atender todo e qualquer caso que possa aparecer”, afirmou.