Depois de um mês de investigações, policiais da 16ª Delegacia Territorial (Pituba) desvendaram um esquema para roubar ônibus nas regiões do Iguatemi, Paralela e Brotas, chefiado por Geovani de Jesus Dias, o “Pai da Maloca”, 48 anos. Ele foi apresentado à imprensa, nesta quinta-feira (5), pela delegada Maria Selma Lima, titular da 16ª DT e, em seguida, foi encaminhado para o sistema prisional.
Pai da Maloca trabalha como guardador de mercadorias de camelôs que atuam na região do Iguatemi e Rodoviária, mas, segundo a delegada, esta atividade é apenas uma fachada. “Ele reside no bairro de Pernambués e passa o dia coordenando um esquema criminoso, que chega a atrair dezenas de pessoas dispostas a ganhar dinheiro, praticando roubos a ônibus”.
Acrescenta que adolescentes e adultos de várias partes da cidade vem procurá-lo, ao ressaltar a fila que se forma diante de Pai da Maloca. A investigação apurou que são formados trios, que recebem armas de brinquedos, para a prática do roubo. Concluído o trabalho, o grupo retorna, entrega as armas e o que foi roubado, recebendo um pagamento em troca e aguardando instruções para novas missões.
“Na região de Iguatemi, há registro de até cinco assaltos a ônibus num dia”, revelou Maria Selma, garantindo que os trios de ladrões, comandados por ele, agem também na Avenida Paralela e no bairro de Brotas. Pai da Maloca promove rodízio entre os bandidos, de forma que não fiquem muito tempo numa rota, evitando chamar a atenção da polícia