Reforçar as técnicas de socorro em ocorrências com feridos foi o objetivo principal do curso de Atendimento Pré Hospitalar (APH) realizado pela 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vila de Abrantes) para o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e voluntários. O treinamento foi encerrado na quarta-feira (11).
Os quatro dias de curso (3, 4, 10 e 11 de maio) foram fundamentais para aprimorar as formas de prestar socorro durante uma ação, seguindo os métodos do protocolo internacional Marc 1. Nessa doutrina, o agente de segurança deve seguir passos e garantir a sua sobrevivência ou de integrantes da equipe.
As aulas explicaram o processo de controles de sangramento massivo e de respiração, prevenção de hipotermia, além de oficinas práticas de como aplicar torniquetes, preencher ferimentos, utilizar bandagem israelense e prática de exercícios simulados.
Ao final do curso, instruído e monitorado pelo subtenente Nailson Aragão da Rondesp RMS e pelos soldados Rômulo Henrique Lima da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Pólo Industrial e Márcio Cleyver da Luz do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), os alunos receberam certificado de conclusão.
Fotos: Divulgação SSP