A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou, de segunda (9) até esta quinta-feira (12), a 3ª edição Curso de Atendimento à Ocorrências Envolvendo Minorias Étnico-Raciais (CAOPER). A capacitação é um dos pré-requisitos para integrar a Ronda Omnira, iniciativa da PMBA e pioneira no Brasil a atuar na defesa da liberdade religiosa.
As aulas foram realizadas nas dependências da Academia de Polícia Militar e o CAOPER é uma iniciativa do Departamento de Promoção Social (DPS) da PMBA, por meio do Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial (GTPIR), que é coordenado pelos majores Jalba Santiago e Sílvio Rosário.
Com 60 horas de duração, o CAOPER abrange disciplinas como: Qualidade de Vida, Atividade Policial e Relações Raciais; Segurança Pública, Direitos Humanos e Relações Raciais; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial, e; Abordagem Policial Aplicada às Questões de Raça. Esta edição reuniu policiais militares baianos, uma sargento do Corpo de Bombeiros Militar, dois policiais civis, sendo um do Ceará e um representante da Guarda Civil Municipal (GCM).
“Esse curso é muito importante para todas as entidades religiosas”, afirmou o Pai Rodrigo de Onirê, babalorixá que participou de uma das atividades realizadas durante esta edição do CAOPER. “A capacitação desses policiais, o incentivo que o Governo do Estado e o DPS são dignos de elogios e agradecimentos de toda a comunidade”, destacou.
Fonte: DCS/PMBA