As contas do governo estão numa situação crítica. Enfrentar o rombo de R$ 159 bilhões é uma das tarefas mais árduas com a qual a equipe econômica precisa lidar. Mas a crise não impede que alguns presentinhos sejam ofertados pelo presidente da República, Michel Temer.
De acordo com informações da ONG Contas Abertas, o cerimonial do Ministério das Relações Exteriores reservou cerca de R$ 8 mil para a compra de bombons para dignitários estrangeiros em visita ao Brasil ou visitados pelo Governo brasileiro, seguindo o cerimonial diplomático consagrado internacionalmente.
A compra consistiu em 4 caixas grandes e 3 caixas menores de chocolate artesanal de alta qualidade produzido no Brasil, da marca Aquim.
“Trata-se de fórmula especial, desenvolvida no Brasil, explorando as particularidades do cacau brasileiro, sem adição de castanhas ou aditivos comuns em chocolates industriais”, explicou a Pasta.
As caixas são estojos especiais, com pinça folheada de ouro, fabricadas artesanalmente em imbuia. Na nota de empenho da compra estão as características dos bombons: chocolate sabor ao leite e sem recheio.
O Cerimonial do Itamaraty ainda afirmou a Contas Abertas que sempre presenteia as autoridades estrangeiras com produtos brasileiros de alta qualidade, “de forma a divulgar os produtos e a cultura nacionais”