Penalva critica concessão da Medalha do Mérito da Segurança Pública a Rui Costa: ‘espero que não traga os cases de sucesso do General Gonçalves Dias’
Ao saber que o governador Jerônimo Rodrigues concedeu a Medalha do Mérito da Segurança Pública ao ministro-chefe de Casa Civil do Governo Lula, Rui Costa, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (25), o deputado estadual Penalva (PDT) fez duras críticas ao “plano de segurança” do estado.
Segundo o parlamentar, a Bahia está “gritando” por ajuda e o governador “pensando em honraria a um ex-governador que nada fez pela segurança pública no estado”. “Eu espero que ele [Rui Costa] não traga os cases de sucesso do General Gonçalves Dias”, ironizou o deputado pedetista.
Penalva lembra do caso recente envolvendo o ex-chefe do GSI, general Gonçalves Dias que deixou a pasta depois de ter aparecido caminhando ao lado de invasores durante os atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro deste ano. As imagens mostram um comportamento ameno do general enquanto invasores destruíam o Palácio do Planalto.
“E aqui na Bahia, Rui Costa fez um desserviço ao povo baiano. Ele reduziu investimentos na segurança pública, diminuiu orçamento da Polícia Militar e o que vimos foi o aumento de indicadores da violência em nosso estado, fazendo com que a Bahia chegasse a liderar, tristemente, o ranking de maior número de homicídios. Agora me diga por que o ministro vai receber uma honraria?”, questionou o parlamentar.
O pedetista ainda falou sobre a desvalorização do servidor da segurança pública que durante os oito anos do governo Rui não obteve aumento salarial. “Rui deu as costas a esses trabalhadores e, volto a afirmar, é um absurdo que as categorias, que dão a vida pelo povo baiano, não tiveram nenhum reajuste salarial no governo petista”, finalizou.