Após uma forte tempestade, milhares de “peixes-pênis” invadiram a areia da Praia de Drakes, na Califórnia (EUA). O episódio ocorreu no último dia 6, mas repercutiu após uma organização não governamental (ONG) postar imagens do fenômeno na internet.
Também chamado de verme-gordo-hospedeiro, o peixe-pênis (Urechis caupo) é um tipo de verme marinho invertebrado que, segundo estimativas, existe na Terra há cerca de 300 milhões de anos. De acordo com especialistas da ONG Bay Nature, os animais não representam nenhum risco para o ser humano e se alimentam de plântons e bactérias marinhas.
Mais comum na Ásia
A ocorrência dos peixes-pênis é maior em mares do Japão, da Coreia e da China, mas eventualmente aparece na costa americana, principalmente no sul da Califórnia.
De acordo com a Bay Nature, desta vez os vermes foram arrastados até a costa por causa de uma forte tempestade, causada pelo fenômeno El Niño. Vários morreram por ficar fora d’água, mas, de acordo com a entidade, a carcaça deles servirá de abrigo para outros animais, como moluscos, caranguejos e camarões.
(Estado de Minas) Foto; Kate Montana/Divulgação/Creative Commons