O trecho da orla de Salvador entre o Farol de Itapuã e o Farol da Barra foi tomado por mais de 500 ciclistas que vestiram azul e usaram suas magrelas para reforçar a campanha mundial de combate ao câncer de próstata. Na manhã deste domingo (7), o Pedal do Bem da Clínica AMO reuniu médicos, funcionários, pacientes, familiares e apoiadores das ações do Novembro Azul, mês dedicado à saúde masculina. Os participantes levaram alimentos não-perecíveis que serão doados a entidades beneficentes.
Em pouco mais de duas horas, o grupo percorreu quase 23 quilômetros pela orla da capital baiana, chamando a atenção de quem passeava no calçadão, fazia atividades físicas ou acompanhava o movimento das janelas de casa. Na parada para hidratação na Praça Colombo, no Rio Vermelho, o oncologista Augusto Mota [foto] fez alertas acerca de cuidados com a saúde masculina e sobre o câncer de próstata, que deve atingir mais de 65 mil homens no Brasil até o final de 2021, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Coordenador do Serviço de Urologia Oncológica da Clínica AMO, Augusto Mota, que também é ciclista e fez todo o percurso junto com o grupo, subiu no minitrio e disse que, apesar de ser um dia para falar de saúde, é necessário entender que as doenças existem e precisam de atenção. “Hoje é um dia importante para lembrar que a próstata é um órgão que pode adoecer de forma silenciosa, com o passar dos anos. É por isso que, a partir dos 45 anos, quem tem próstata deve fazer visitas anuais ao urologista. Apesar de o Novembro Azul ser importante, é preciso cuidar da saúde o ano todo”, pontuou, lembrando que pacientes com histórico familiar de câncer precisam começar a rotina de exames mais cedo.
Apesar de o pedal ser dedicado à saúde masculina, a adesão não foi só dos homens. As mulheres também estavam lá. A ciclista Irene Santos Zimmer, 31 anos, fez questão de acompanhar o marido, o cadeirante e ciclista Evandro Zimmer, 33 anos, [foto], que fez todo o percurso na frente do minitrio que dava apoio e guiava o grupo. “Vim para fortalecer a importância dos exames que podem prevenir ou diagnosticar de forma precoce o câncer de próstata. Os homens se cuidam menos que as mulheres, então temos que apoiar como eles nos apoiam o Outubro Rosa”, disse Irene, que pedala há mais de 15 anos.
Histórias de superação
O ciclista profissional e paciente José Henrique Matos, 59 anos [foto], usou o microfone para falar sobre sua experiência no combate à doença. “O câncer de próstata existe, mas não temos que morrer por causa dele. É preciso encarar com seriedade, cuidar e manter o bom humor. Hoje tenho uma vida normal, saudável, trabalho, pedalo, faço academia, brinco com meus filhos e meus netos. Topo qualquer desafio”, comemorou. José Henrique conta que descobriu o câncer de próstata em março deste ano, iniciou rapidamente o tratamento medicamentoso e precisou ficar apenas dois meses sem andar de bike, paixão de mais de 50 anos: “Ando desde os 7 anos e já voltei com força total!”
Também com experiência no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, o ciclista profissional Francisco Araújo Dias, 74 anos, [foto] também botou a bike na orla neste domingo. Ele disse que descobriu o câncer de próstata em 2002, foi submetido a cirurgia e radioterapia e mantém a vigilância. “É muito importante esse alerta para que os homens possam se cuidar mais. É preciso deixar o preconceito de lado, pois a saúde é o mais importante. E vamos viver!, sentenciou.
“Tem próstata, faça o exame!”
O Pedal do Bem integra a campanha Novembro Azul da Clínica AMO 2021, que tem como mote “Tem próstata? Faça o exame”. Todas as atividades da chamam a atenção para o preconceito e a vergonha de falar sobre o câncer de próstata, o que ainda ronda a população masculina, retardando ou até negligenciando o diagnóstico precoce e impedindo a adoção de outros cuidados essenciais à saúde.
Nesta quarta-feira (10), a partir das 20h, a programação do Novembro Azul da Clínica AMO continua com live no Instagram [@clinicaamo]. O publicitário Pedro Valente [@sigapedro] e o oncologista Augusto Mota vão bater um papo sobre tabus e prevenção do câncer de próstata. Esse será mais um alerta para os cuidados com a saúde no mês dedicado aos homens.