O deputado Paulo Câmara (PSDB) pretende criar uma Política Estadual de Incentivo ao Uso de Carros Movidos à Propulsão Elétrica e Híbridos. Para tanto, ele apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), projeto de lei que prevê a isenção total do IPVA sobre os veículos movidos exclusivamente à propulsão elétrica pelos próximos cinco anos.
Para os carros híbridos (elétrico e gasolina), a isenção seria de 50% do tributo durante o mesmo período de tempo. De acordo com a proposição, o benefício cessará em caso de alienação do veículo ou transferência do domicílio do proprietário para outro estado da Federação.
Veículo elétrico, explicou Paulo Câmara ao justificar a proposta, é um tipo de veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos, não poluentes, com zero emissões de gás carbono na atmosfera. Além disso, não emitem ruído considerável, uma vez que motores elétricos são mais silenciosos que motores de combustão interna.
De acordo com ele, o veículo elétrico também é altamente eficiente quando colocado em movimento. Ele consome, aproximadamente, 90% da eficiência energética disponível, ao contrário dos modelos dotados de motor a combustão, que aproveitam apenas de 30% a 40%. “Cerca de 60% dessa energia se perde em calor, levando ao aquecimento do motor”, afirma.
Além disso, num carro com propulsão 100% elétrica, os custos de manutenção são inferiores, pois não é necessário substituir, por exemplo, filtros de óleo e ar, velas de ignição e correia dentada. O desgaste das peças também é bem menor. A manutenção leva de 60 a 90 minutos e se resume à limpeza e ao ajuste dos freios, balanceamento, rotação e alinhamento das rodas, revisão de faróis, suspensão e direção, lubrificação de fechaduras, dobradiças e tranca do porta-malas, revisão dos níveis de fluidos e controle das baterias de íons de lítio.
Já o consumo combinado dos motores a combustão e elétrico é significativamente inferior ao consumo dos motores a combustão dos carros tradicionais. “Ao reduzir o consumo de combustível, reduz-se também a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Quando em circulação em modo 100% elétrico, as emissões são nulas”, explicou.
‘A favela desceu em peso para caminhar com o prefeito Bruno Reis até o Bonfim’, diz líder do PP na Câmara de Salvador
Foto: Divulgação O vereador George O Gordinho da Favela (PP) com populares na festa do Bonfim 16 de janeiro de...
Read more