Na tarde de sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, as intensas chuvas e ventos, que têm causado danos consideráveis em Paulo Afonso, especialmente na zona rural, resultaram em um incidente fatal no povoado Caiçara 2.
José Orlando Resende, de 62 anos, estava em sua propriedade quando foi atingido por uma descarga elétrica fatal ao tentar reparar os cabos de energia elétrica danificados pela força dos ventos em sua plantação. Os cabos, carregando aproximadamente 340 volts, causaram a morte instantânea de Resende, que foi levado ao hospital do Bairro Tancredo Neves (BTN), mas chegou sem vida. O acidente ocorreu por volta das 17h30, logo após a ventania que assolou toda Paulo Afonso.
Conforme um parente da vítima, um dos filhos de José Orlando testemunhou o incidente e, ao tentar socorrer o pai, também foi atingido por uma descarga elétrica, resultando em queimaduras nas mãos.
Zé Orlando, considerado uma pessoa muito querida na comunidade, era sogro de Dona Arlinda, uma figura conhecida e presidente da Associação do Povoado Caiçara. O corpo de José Orlando será encaminhado ao IML e, em seguida, liberado para o velório, que acontecerá no SAF, localizado na Avenida Apolônio Salles, centro de Paulo Afonso.