Opção para quem busca um Carnaval mais sossegado, sem perder a animação e curtindo sucessos atemporais, o Palco Mix montado no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, é uma alternativa para toda a família. A folia no bairro mais boêmio da capital baiana tem início nesta sexta-feira (9), com o desfile de grandes expoentes das últimas décadas de música popular na Bahia.
A programação traz o eterno novo baiano Paulinho Boca, o compositor Jorge Zarath, as divas Márcia Short, Cátia Guimma, Will Carvalho e Elaine Fernandes, com o projeto Axé Por Elas, além da banda Cacau com Leite e das duplas Rafa e Pipo e Péricles e Leonardo. A festa começa a partir das 17h, comandada por mais uma herdeira da folia, a cantora Carina Tapajós.
O Palco Mix prossegue neste sábado (10), terceiro dia de Carnaval, com as apresentações do compositor Magary Lord e de uma das precursoras da axé music, a cantora Sarajane. A noite segue animada por destaques da nova geração do pop baiano, como Pedro Chamusca, Edoux, Raquel Reis e Pegadeira, e do roqueiro Márcio Mello.
O domingo (11) tem como abertura os tambores do grupo Quabales, seguido do suingue e da poesia do duo David Moraes e Moreno Veloso, filhos dos cantores e compositores Moraes Moreira e Caetano Veloso, respectivamente. Mais uma cria da folia, o cantor e guitarrista Gabriel Mercury embala a turma no quarto dia de folia, seguido do forró pé de serra de Targino Gondim, das bandas DH8 e Olodum, além do axé competente da banda Negra Cor & Adelmo Casé.
Sobre a folia no Rio Vermelho, o vocalista da Negra Cor explica que, mesmo com toda experiência no palco, está ansioso pela apresentação, principalmente pela ligação emocional com o bairro. “Tocar no Rio Vermelho é respirar uma atmosfera de liberdade, de inclusão e diversidade. O bairro mais boêmio de Salvador tem uma magia que é só dele. A Negra cor vai levar um repertório autoral bem dançante e as releituras de clássicos da música baiana. Vai ser lindo”, avisa Casé.
Na segunda-feira (12), o cetro da folia salta para as mãos de Lutte, ex-Mosiah, Larissa Marques, Hiran, Larissa Luz, ex-Araketu, Alexandre Leão, Márcia Freire, ex-Cheiro de Amor, e da Banda TK. Já na terça-feira (13), último dia oficial da festa, no Palco Mix recebe novamente a percussão étnica do Quabales, seguido do sertanejo Danniel Vieira, Tiri, Luana Matos, Tay Agazzi LG, Renato Coelho e o Jeremias.
Programação — O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 8 e 14 de fevereiro de 2024. A programação completa pode ser acessada no site https://carnaval.salvador.ba.gov.br/ e no @salvadormeucarnaval no Instagram.
Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS