Com o tema “Reduzindo estigmas entre usuários de drogas”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), por meio da Superintendência de Políticas sobre Drogas, deu continuidade, nesta segunda-feira (19), à Capacitação em “Atenção, Cuidado e Inclusão de Pessoas que usam Drogas”, voltado para os profissionais da Rede de Assistência Social de Salvador.
O módulo é ministrado por Frank Ribeiro, cientista social, redutor de danos e supervisor do Programa Corra pro Abraço.
O secretário Carlos Martins destacou que a população ganha muito com a parceria do estado com o município, principalmente nas ações de enfrentamento à pandemia.
“Colocamos nossa equipe à disposição no desenvolvimento de ações conjuntas, essa é a política como deve ser feita, quando mais a população precisa. Esse curso vem num momento importantíssimo no cenário nacional, em que conceitos estão sendo disputados, e é preciso que a sociedade olhe de uma forma ampla a política de acolhimento sobre drogas. Não se pode fazer política sobre drogas sem discutir redução de danos. Nosso objetivo é ampliar essa capacitação para outros municípios”, destacou Martins.
“É de suma importância o desenvolvimento de um trabalho integrado para tocar as ações sociais e essa articulação entre estado e município fortalece as políticas de redução de danos, principalmente num cenário em que a população de rua é crescente, o que exige de nós uma atuação articulada e cada vez mais qualificada”, pontuou o secretário da SEMPRE, Kiki Bispo.
“Esta iniciativa permite uma maior proximidade entre os serviços da rede. Que através dessa troca, de uma construção conjunta nesse espaço de formação e de acolhimento, possamos construir saídas e ser resistência”, reforçou Renata Pimentel, da Aliança Redução de Danos.
A abertura do evento contou ainda com as participações da superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS, Denise Tourinho; da superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa; da diretora de Redução de Danos de Salvador, Juliana Portela; e da diretora de Prevenção e Redução de Danos da SUPRAD, Emanuelle Silva.
A capacitação é uma iniciativa da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD/SJDHDS) em parceria com a Diretoria de Políticas sobre Drogas do município de Salvador e conta com o apoio da Superintendência de Assistência Social (SAS/SJDHDS), e da Aliança Redução de Danos Fátima Cavalcante (ARDFC/UFBA).
Participam da qualificação, gestores do SUAS, assistentes sociais, psicólogo, advogados e todos os profissionais que atuam na rede de assistência social do município.