Por meio de projetos de indicações o vereador Orlando Palhinha recomendou para o Executivo municipal a construção, intervenção, ampliação e melhorias de cemitérios em Salvador.
Palhinha justificou os pedidos revelando que a atual situação é de superlotação. “Existe a necessidade de aguardar alguns dias para se enterrar entes falecidos, o que só posterga a dor da perda”.
No Projeto de Indicação Nº 01/17 é solicitado à construção de um cemitério municipal a fim de ampliar o número de vagas na cidade. Já nos Projetos de Indicações Nº 03/17 e 04/17 são propostos o estudo de viabilidade para construir novas gavetas no bairro de Brotas, junto com os cemitérios municipais, respectivamente.
Como sugestão para solucionar a superlotação o vereador Palhinha, por meio do Projeto de Indicação Nº05/17, também sugere a desapropriação de terreno pertencente à Associação São Domingos, no Subúrbio Ferroviário, para ampliar o cemitério de Periperi com a construção de novas gavetas.
Palhinha também recomenda, no Projeto de Lei Nº 06/17, a expropriação de terreno localizado no fundo do cemitério privado do bairro de Pirajá. É estimado que esta ação levará à disponibilização de até 10 mil gavetas.
O vereador sugere por meio do Projeto de Lei Nº 02/17, diversas intervenções no cemitério localizado no bairro de Baixa de Quintas.
Entre as ações foram recomendadas a contratação de 20 novos coveiros extras, a verticalização de estruturas, com o aumento estimado de 7 para 20 mil vagas disponíveis, revisão da construção de muros do entorno local além de ajustes no termo de conduta entre irmandades e Prefeitura afim de que não seja gerado ônus ao Executivo municipal.