O Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) reuniu mais de 500 integrantes das principais orquestras e coros do programa na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, e o Palco TVE exibe esse grande concerto para o telespectador baiano nos próximos sábados (14 e 21), às 19h. A exibição é uma parceria da TVE com o programa Neojiba para promover a difusão da cultura musical de concerto, clássica e popular para toda a Bahia, e o telespectador poderá acompanhar ainda pelo youtube.com/tvebahia.
A performance inclui a Orquestra Pedagógica Experimental e o Coro Pedagógico Experimental, sob a batuta de Adauri de Oliveira, bem como a recém-criada Banda Sinfônica do Neojiba, regida por Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do Neojiba. Também compõem o elenco instrumental a Orquestra Castro Alves e o Coro Infantojuvenil, regidos pelo maestro venezuelano Eduardo Salazar, e ainda a Orquestra 2 de Julho, os Coros Juvenil e Comunitário e ainda quatro solistas vocais, sob regência de Ricardo Castro.
O repertório do concerto ‘Neojiba na Concha: Orquestras, Coros & Banda’ celebra duas das maiores obras da história da música – a icônica ‘Rhapsody in Blue’, de Gershwin, que completa 100 anos, e a 9ª Sinfonia de Beethoven, que há 200 anos mudou o rumo da música. Essas homenagens se juntam ainda a diversas outras peças, que vão do jazz à música de concerto, e até mesmo sucessos da MPB. O espetáculo também pode ser conferido em horários alternativos nos dias 15 e 22 (domingos), às 17h, e nos dias 20 e 27 (sextas-feiras), às 20h.
O Neojiba é um programa do Governo do Estado, mantido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música (IDSM). Criado em 2007, promove desenvolvimento e inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade através da prática musical coletiva. O programa beneficia atualmente cerca de 8,4 mil pessoas de forma direta e indireta em 13 núcleos distribuídos entre Salvador e outras cidades baianas e em instituições parceiras.
Fonte: Ascom/Irdeb