O deputado Osni Cardoso Lula (PT) pretende ampliar o Fala Bahia, programa de universalização aos serviços de telecomunicações do Estado da Bahia. Para ver esta vontade concretizada, o petista encaminhou, através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, uma indicação direcionada ao governador Rui Costa.
“A falta de cobertura de telefonia móvel é um problema recorrente em diversas localidades do Estado e nas comunidades rurais essa situação é mais destacada, pois em muitos lugares não há nem um tipo de sinal”, justifica o legislador. Ele alerta também que “embora haja uma ampla concorrência na telefonia móvel na Bahia, ainda há muita ineficiência nos serviços prestados”.
O ex-prefeito de Serrinha entende que, para sanar esse problema, foi criado o Programa de Universalização ao Acesso dos Serviços de Telecomunicações do Estado (Fala Bahia). Osni diz que a consequência dessa intervenção, que leva sinal de telefonia celular aos distritos, vilas, povoados e comunidades rurais, é um crescente desenvolvimento econômico e social para os municípios baianos.
O deputado explica que isto acontece por causa da geração de facilidade de comunicação entre produtores, compradores e fornecedores locais, bem como no incremento de emprego e renda desses lugares, reduzindo desigualdades regionais e sociais.
Por tudo exposto, argumenta mais uma vez o parlamentar, a ampliação da comunicação para mais lugares da zona rural, que possuem uma maior densidade populacional e necessidade de acesso às telecomunicações, beneficiaria centenas de pessoas, moradores, agricultores e comerciantes, que poderiam se utilizar do acesso ao celular e suas tecnologias. A inclusão dessas localidades, pontua o parlamentar, trará a consolidação do avanço na universalização das telecomunicações, “transformando também a realidade educacional, o acesso à saúde, à cultura, à comunicação e ao desenvolvimento sociopolítico para milhares de cidadãos”.
Ao finalizar o documento, o deputado Osni Cardoso enumerou os municípios e as respectivas comunidades nas quais solicita a implantação de torres de telefonia móvel: 1- Araci (Pedra Alta) 2- Itanhém (Santa Rita do Planalto) 3- Macaúbas (Pajeú) 4- Maragogipe (Coqueiros e Nagé) 5- Paramirim (Caraíbas) 6- Belmonte (Boca do Córrego e S.M.Eterna) 7- Rio de Contas (Marcolino Moura) 8- Tucano (Rua Nova) 9- SantaLuz (Serra Branca e Pereira) 10- Queimadas (Riacho da Onça e Espanta Gado) 11- Valente (Santa Rita de Cássia) 12- Itambé (Catolézinho) 13- Itapé (Distrito de Entroncamento) 14- Valença (Bonfim e Serra Grande) 15- Cairu (Gamboa) 16- Lage (Engenheiro Pontes) 17- Conde (Altamira) 18- Dias dÁvila (Baribeira) 19- Feira de Santana (Jaíba) 20- Ibirataia (Algodão) 21- Ilhéus (Sambaituba, Castelo Novo e Banco Central) 22- Água Fria (Pataíba) 23- Uauá (Caldeirão do Almeida) 24- Itiúba (Rômulo Campos e Bela Vista) 25- Cachoeira (Santana do Iguape) 26- Euclides da Cunha (Aribicé) 27- Guaratinga (Monte Alegre e São João do Sul) 28- Teodoro Sampaio (Lustosa e Buricica) 29- Ubaitaba (Faisqueiro) 30- Seabra (Velame) 31- Crisópolis (Pinto) 32- Teodoro Sampaio (Buracica e Lustosa).
‘A favela desceu em peso para caminhar com o prefeito Bruno Reis até o Bonfim’, diz líder do PP na Câmara de Salvador
Foto: Divulgação O vereador George O Gordinho da Favela (PP) com populares na festa do Bonfim 16 de janeiro de...
Read more