O deputado Osni Cardoso (PT) pediu, em indicação endereçada ao governador Rui Costa, prioridade de vacinação contra Covid-19 para pacientes oncológicos no Estado da Bahia. De acordo com o petista, a importância desta proposta, encaminhada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, se dá pelo fato das pessoas acometidas pelo câncer estarem mais vulneráveis e com seu sistema imunológico baixíssimo.
‘Os pacientes com câncer já se encontram normalmente debilitados pela gravidade da doença e a taxa de letalidade passa a ser muito maior nessas pessoas ao contraírem o vírus da Covid-19″, pondera o parlamentar. Osni acrescenta ainda que os pacientes com câncer necessitam fazer tratamentos que demandam constantes idas aos hospitais, “aumentando ainda mais a chance de contraírem o novo coronavírus”.
Para reforçar seus argumentos, o líder da bancada do PT na ALBA cita uma recente publicação da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, que recomenda, para as campanhas de vacinação contra a Covid-19, prioridade de imunização para pacientes oncológicos. De acordo com a associação, os resultados de estudos clínicos mostraram que pacientes portadores de câncer têm taxa de mortalidade maior que outros grupos.
O legislador também fala que outra instituição, a Sociedade Europeia de Oncologia Médica (Esmo) orientou sobre idêntica atitude de priorizar a vacinação. Segundo os médicos e pesquisadores europeus, pacientes com câncer hematológico e tumores sólidos em atividade têm risco aumentado de desenvolver formas severas da doença.
“Desta forma, por ser um fato público e notório, se faz de grande relevância a presente indicação para incluir, no plano de vacinação contra a Covid-19, os pacientes oncológicos”, encerrou o deputado Osni Cardoso.
‘A favela desceu em peso para caminhar com o prefeito Bruno Reis até o Bonfim’, diz líder do PP na Câmara de Salvador
Foto: Divulgação O vereador George O Gordinho da Favela (PP) com populares na festa do Bonfim 16 de janeiro de...
Read more