Barrocas (BA) – Falta pouco para que professores e alunos de escolas de Barrocas saiam pela cidade em pesquisa de campo, na busca por histórias interessantes, explicações para nomes de ruas, mitos e personagens do município. Nos dias 26 e 27 de maio (quinta e sexta-feira), será dada a largada para esse trabalho, com a realização de duas oficinas gratuitas, que fazem parte do Projeto Contos Brasileiros, uma iniciativa viabilizada por meio do patrocínio da mineradora Equinox Gold. O objetivo do projeto é resgatar e registrar a cultura de Barrocas, além de contribuir para o desenvolvimento do ensino de História, Literatura, Língua Portuguesa, Artes e Geografia. As informações coletadas serão reunidas em um livro de contos e também gravadas em áudio para, posteriormente, serem distribuídas para a comunidade.
A primeira oficina, no dia 26, é destinada a professores locais e será ministrada pela renomada contadora de histórias e escritora mineira Flora Manga. Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela especializou-se, em Belo Horizonte e São Paulo, na arte de contar histórias e tem viajado o Brasil, há 10 anos, compartilhando técnicas de storytelling. O segundo treinamento, no dia 27, será ministrado pelos próprios participantes da primeira oficina e direcionado aos alunos. Ambas as atividades acontecerão às 9h, no Colégio Municipal de Barrocas. As vagas para assistir à oficina dos professores são limitadas, e os interessados, de qualquer disciplina, deverão fazer contato com a Secretaria Municipal de Educação. Será disponibilizado certificado para contagem de horas acadêmicas.
Pesquisa de Campo
Após a conclusão das oficinas, os professores e os alunos sairão em pesquisa de campo, para levantar os dados que irão rechear o audiolivro. A previsão é de entrega, gratuitamente, de 1.000 livros impressos à comunidade de Barrocas, até novembro deste ano, além da disponibilização dos contos no YouTube. O Projeto Contos Brasileiros é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Equinox Gold. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas e é uma realização de Janaina Dantas Barbosa Lopes, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Sobre a Equinox Gold
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.
Sobre a Mineração Fazenda Brasileiro
Localizada na Bahia, a Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM) integra um importante contexto de crescimento da atividade de mineração no estado. Há mais de 30 anos em operação, desenvolve lavras tanto a céu aberto quanto em mina subterrânea. Em 2021, a CFEM recolhida totalizou R$ 8,3 milhões, mesmo montante de 2020, representando um reforço fundamental para as receitas públicas. Localizada em Barrocas, a FBDM é administrada, desde 2020, pelo Grupo Equinox Gold, que conta também com outro ativo no estado, a Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM).
liente que envia texto e imagens com legenda, por exemplo, de algum evento que eles fizeram/cobriram.