Onúmero de sepultamentos em cemitérios administrados pela prefeitura de Salvador subiu mais de 551% durante o mês de maio. Em abril, 37 pessoas foram enterradas por causa do coronavírus. No entanto, até esta sexta-feira (29), o número pulou para 241.
Com o crescimento na quantidade de mortes causadas pela Covid-19, os cemitérios têm recebido um reforço da administração municipal. Entre março e abril, 460 gavetas foram entregues na unidade localizada em Brotas. Em maio, mais 120 foram disponibilizadas no cemitério de Paripe.
De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que administra os cemitérios sob a responsabilidade da prefeitura, a unidade de Plataforma terá mais 480 vagas em junho. Somando todos os novos espaços, são 1.060 somente no primeiro semestre deste ano. O objetivo da ação é evitar que haja um colapso no setor, assim como aconteceu em outras cidades brasileiras.
Também foi lançado um edital no Diário Oficial do Município que convocou a empresa vencedora da licitação para construir mais 1.820 novas vagas, distribuídas em Brotas e Plataforma. Elas devem ficar prontas em dois meses.
Além disso, a administração municipal irá credenciar cemitérios particulares da cidade para que sejam adquiridas mais 1700 vagas, entre gavetas, covas rasas e cremações.
Quem precisar agenda sepultamento nos cemitérios municipais, deve entrar em contato através dos telefones: (71) 3322-1037/ 3202-5429. O enterro só pode ser realizado até às 17h.
Em casos de morte decorrentes do coronavírus, o corpo sai da funerária direto para o sepultamento, sem realização de velório ou cerimônia. O caixão não pode ser aberto. Somente dez pessoas podem estar presentes e o tempo máximo do enterro é de dez minutos.