João Pedro da Silva Matos, 16 anos, realizou o sonho de tocar percussão através do Núcleo de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia (Neojiba). No último sábado (14), ele se juntou a outros integrantes do Núcleo Territorial Neojiba Feira de Santana – Antônio Gasparini, no Teatro do Sesc, em Feira de Santana, para se apresentar em dois lindos concertos que comemorou os 10 anos da unidade. Com um repertório diverso que emocionou a platéia, as duas apresentações foram executadas pelos integrantes da Orquestra Infantojuvenil, coros Cênico e Infantojuvenil e iniciação musical.
O jovem, que ingressou no núcleo tocando violino, atualmente se dedica a percussão na Orquestra Juvenil de Feira, e comentou sobre o impacto da iniciativa em sua vida. “Entrei no Neojiba no ano de 2018. Toquei violino durante um ano, até poder ter a oportunidade de me dedicar à percussão, que desde pequeno sempre foi meu sonho. O Neojiba tem um impacto muito positivo na minha vida, sobretudo na parte disciplinar, passei a tirar melhores notas na escola e ter mais foco com o instrumento. Não sei o que seria de mim sem o programa”, destacou o jovem integrante.
O secretário de justiça e direitos humanos, Felipe Freitas, que assistiu uma das apresentações, deixou um recado para os integrantes e suas famílias, destacando a importância do programa prioritário do Governo da Bahia para a promoção dos direitos de quem mais precisa.
“O Neojiba é uma aposta na música como elemento de desenvolvimento da cidadania, de produção da beleza e da arte, como instrumentos que vão alargar as nossas possibilidades de acreditar num mundo melhor. Por isso, eu quero, nesse dia, deixar o meu abraço a todos vocês que constroem esse núcleo de Feira de Santana. E quero desejar muito sucesso, vida longa, para essa experiência tão bonita e tão profunda que é o Neojiba, que semeia a beleza e cultura em Feira de Santana, em toda a região”, celebrou o titular da pasta.
Criado em 2014, o Núcleo Territorial Feira de Santana – Antônio Gasparini desenvolve atividades musicais para cerca de 190 crianças, adolescentes e jovens, nos bairros Cidade Nova e Queimadinha, em Feira de Santana, além de apoiar diversos projetos musicais de 85 municípios da região, por meio das ações territoriais.
“Estar 10 anos aqui em Feira de Santana, a segunda maior cidade do Estado, é uma coisa muitíssima importante, pois Feira tem uma localização estratégica, uma vez que está próxima de Salvador, atende também toda região vizinha. O núcleo daqui tem essa particularidade, ele atende não só os integrantes locais, que são do núcleo mesmo, mas também, uma série de outros que vivem em cidades vizinhas. Quando pensamos em criar os núcleos territoriais, o primeiro a ser pensado foi o de Feira. Então, só temos alegrias aqui, só temos muito a comemorar com o que fizemos ao longo desses 10 anos”, destacou o diretor musical do Neojiba, Eduardo Torres.
Neojiba
O Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) é uma Política Pública Prioritária do Governo do Estado da Bahia, executada através de parceria firmado entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música (IDSM). Criado em 2007, o Neojiba promove o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos, com precisão técnica, qualidade teórica, fomentando valores de Cidadania, de Emancipação Social e Econômica dos beneficiários e de suas famílias.
Em 16 anos de atividade, o programa atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras. Treze (13) núcleos formam a estrutura do Neojiba na Bahia, sendo o Núcleo Central Neojiba (NCN), localizado em Salvador, mais 3 Núcleos Territoriais em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas – criados em 2019 -, e mais 9 Núcleos de Prática Musical (NPM), sediados em diferentes bairros da capital (Mata Escura, Bairro da Paz, Pirajá, Nordeste de Amaralina, SESI Itapagipe) e nos municípios de Simões Filho, Jequié e Lauro de Freitas.
Fonte: Ascom/SJDH