O Bem Bahia desta quinta-feira (18) apresenta uma reportagem especial sobre os novos nomes do samba na Bahia. O artista soteropolitano Adinelson Àkánbí Ode revela detalhes do seu trabalho e suas referências, e o telespectador conhece o Porto das Sardinhas e a tradicional comunidade pesqueira da região. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h30, com horários alternativos às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no Youtube, no link http://youtube.com/tvebahia.
Para conhecer os novos nomes do samba da Bahia, o Bem Bahia vai até o Largo do Pelourinho, à Lagoa do Abaeté em Itapuã e ao Campo da Pronaica em Cajazeiras para bater um papo com músicos que são a nova cara desse gênero musical. Artistas e integrantes de grupos como Samba Ohana, Roda de Samba de Mulheres de Itapuã e Pagode do RT revelam detalhes do cenário sambista soteropolitano.
Adinelson Àkánbí Ode Filho é artista plástico de Salvador, e traz em suas obras referências africanas, além de ser professor e pesquisador de Língua, Cultura e Civilização Yorùbá. Mestre em Literatura e Cultura pela UFBA, ele conta sobre suas inspirações, seu processo criativo e os temas das suas obras.
O Porto das Sardinhas, localizado em Plataforma, subúrbio ferroviário de Salvador, é marcado pelo seu forte comércio pesqueiro. O telespectador do Bem Bahia conhece mais sobre essa comunidade formada por mais de 90 pescadores, além de tratadores e comerciantes, e ouve relatos de líderes comunitários e trabalhadores sobre a história dessa região.
Serviço:
Bem Bahia na TVE
Quando: Quinta-feira (18), às 19h30. Horário alternativo na sexta-feira (19), às 19h, e no domingo (21), às 18h30
Onde: TVE e youtube.com/tvebahia
Fonte: Ascom/Irdeb