A emoção da líder comunitária Valdízia Freitas era evidente. Filha de Candeias, mas moradora de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário, há mais de 15 anos, ela estava presente na inauguração nesta terça-feira (27) do posto de saúde do bairro.
“Foi como ter um filho. Engravidei, esperei o tempo da gestação e agora estou vendo minha criança, aqui na minha frente. É isso que esse posto representa. Essa comunidade era uma área de desova, onde só acontecia miséria. Eu lutei, ocupei e busquei garantir espaços para empreendimentos comunitários como esse daqui. É o primeiro de todos e fica na história”, comemora a líder comunitária.
A luta foi retificada pelo zelador Carlos Augusto Santos. Aos 45 anos, ele não é morador do bairro como dona Valdízia, mas habita na região, no bairro de São Tomé de Paripe, “desde que se entende por gente”. A inauguração do posto foi definida como um alívio pelo zelador, que acredita que o posto vai desafogar a saúde na região.
Com seus 592 metros quadrados, o novo posto tem nove consultórios – seis deles de atendimento médico. Também possui três salas de atendimento odontológico e salas de vacina, curativo, coleta de exames laboratoriais e dispensação de medicamentos. Toda estrutura vem acompanhada de uma visão paradisíaca. Bem em frente à praia, com visão privilegiada da Baía de Todos os Santos.
Além de oferecer beleza para os visitantes, as águas do mar de Tubarão também são responsáveis pelo sustento de mulheres como Juci Mary da Silva Azevedo, Cleide Alves de Jesus e Ana Maria Souza Costa. Todas as três são marisqueiras e trabalham bem em frente ao posto. “Estamos felizes com a inauguração. Agora é ficar de olho e saber se vai funcionar direito, né?”, comemora Juci Mary.
O novo posto terá capacidade para atender 545 pessoas por dia. Foram investidos R$ 1.461.839,72 para atender de forma adequada os pacientes cadastrados nos programas de hipertensão, diabetes, pré-natal, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento infantil, tuberculose e hanseníase.
Prefeito de Salvador, ACM Neto afirmou que o Subúrbio é uma prioridade da atual gestão municipal e garantiu que durante os próximos três meses a cidade vai contar com a inauguração de um posto de saúde por semana. Ainda estão previstas as inaugurações de duas Unidades de Saúde da Família no Subúrbio: localizadas na Vila da Fraternidade e a Teotônio Vilela. Ambas deverão ser entregues em 2019. Com as novas instalações, a cobertura à atenção básica chegará a 81% na cidade. Hoje, o percentual é de 71%, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.
Juci Mary da Silva Azevedo, Cleide Alves de Jesus e Ana Maria Souza Costa são marisqueiras e trabalham na frente do posto
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)