No início desta semana, um novo poço recém perfurado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi integrado ao sistema de abastecimento de Machadinho Norte, em Camaçari, responsável pelo fornecimento de água para as localidades como Arembepe, parte de Barra de Jacuípe e Areias. Com a entrada em operação do novo equipamento, hoje (27), a oferta de água para as localidades ganhará um acréscimo de 40 litros por segundo (l/s), reforçando a distribuição no período de festas de final de ano, quando a população flutuante costuma registrar um salto expressivo nesta região.
Ao todo, o sistema de Machadinho Norte conta com quatro poços em operação, que ofertam uma vazão de 154 l/s, atendendo uma população fixa de 29,5 mil habitantes. Durante o período de veraneio, a Embasa estima que esse contingente sofra um acréscimo de pelo menos 400%. “Além da perfuração do novo poço, também estamos reforçando outras medidas operacionais para fazer frente aos desafios que vêm com a alta estação já que, em algumas dessas localidades litorâneas, o fluxo de pessoas é quatro vezes maior do que o habitual”, explica a superintendente de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário para a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Ela comenta que as ações para reforçar o abastecimento na alta estação começam no mês de Julho e englobam medidas como contratação de novas equipes de campo; inspeção, manutenção e limpeza prévia de equipamentos da rede distribuidora; mobilização e reforço de equipes de plantão 24 horas durante os feriados prolongados; intensificação de rondas em equipamentos localizados em área mais remotas para evitar atos de vandalismo, dentre outras. “O acréscimo da oferta da água distribuída para Salvador e região metropolitana é, pelo menos, duplicado pela Embasa nesta época do ano para suportar o grande aumento de fluxo no período”, informa.
Águas subterrâneas
Para superar os desafios de abastecer regiões onde não há viabilidade para abastecimento a partir de mananciais de superfície, como os rios, a Embasa investe em ações e estudos para identificar outras alternativas como os poços tubulares, que, predominantemente, compõem os sistemas de abastecimento da região de Camaçari. Para isso, a empresa investe na elaboração de estudos como o que mapeou o Sistema Aquífero Marizal São Sebastião, principal manancial subterrâneo localizado no Recôncavo Baiano.
“O documento identifica estratégias para preservação das águas subterrâneas do aquífero, especialmente quando há a necessidade de integrar novos poços aos sistemas de abastecimento desses municípios, fortalecendo a segurança hídrica e promovendo o uso sustentável das águas subterrâneas”, comenta Lúcio Landim, gerente setorial de mananciais e de segurança de barragens da Embasa.
“Este novo poço integrado ao sistema de Machadinho Norte, por exemplo, foi mapeado previamente e as condições para sua perfuração foram monitoradas a partir desse estudo”, aponta o especialista.
O estudo abrange aproximadamente uma área de 1.800 km² incluindo parte ou a totalidade dos municípios de Camaçari, Dias d’Ávila, Mata de São João, Candeias, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho. O documento está disponível para consulta pública no site da Embasa, no endereço www.embasa.ba.gov.br/livros, e mapeia áreas prioritárias para exploração sustentável do aquífero por meio de novos poços tubulares, contribuindo para ampliar a disponibilidade hídrica futura para Salvador e região metropolitana.
Fonte: Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa