Considerada pelo deputado Niltinho (PP) como “uma das mais belas e visitadas cidades do Brasil”, Salvador ganhou do parlamentar moção de congratulações pelos seus 472 anos. O parlamentar afirma que a cidade “é rodeada de belíssimos locais, como o Elevador Lacerda, Farol da Barra, Mercado Modelo, Pelourinho e Igreja do Senhor do Bonfim” e tem como marco da sua história o dia 29 de março de 1549, “quando o governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, fundou Salvador”. Atualmente, destaca, é uma metrópole de quase 3 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a quarta mais populosa do Brasil e a 11ª em população da América Latina.
“Nossa capital é uma grande cidade, mundialmente conhecida como a capital da alegria, por ser muito hospitaleira, acolhendo os visitantes do mundo inteiro e oferecendo os melhores e mais surpreendentes roteiros”, elogiou Niltinho, para quem Salvador ainda “tem o maior carnaval do mundo”, que “arrasta uma multidão de baianos e turistas ao som de diversos ritmos, entre eles a axé music”.
“Nossa cidade é um berço de miscigenação”, pontuou o legislador, ao considerar a “cultura singular que está presente em todos os cantos da cidade, o que pode ser apreciado em suas mais diversas manifestações, como a capoeira, o candomblé, a percussão, as danças e o próprio Carnaval”.
O parlamentar também destacou o litoral soteropolitano, “que possui mais de 50 quilômetros de praias, banhadas pelo Oceano Atlântico”, o que favorece, segundo ele, o clima de verão o ano inteiro “com a combinação praia e sol”. Niltinho também considerou importante ressaltar que Salvador é “uma das cidades mais ensolaradas do mundo”.
Por fim, o autor da moção expressou solidariedade ao povo soteropolitano e registrou “o compromisso de representar esse município junto às autoridades estaduais e representantes federais para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos, gerando mais empregos e renda ao tempo em que venha a reduzir os principais problemas que mais os afetam”.