Contribuindo para a eficientização de prédios públicos, a Neoenergia Coelba substituiu mais de 1.700 lâmpadas ineficientes por LED em três campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), renovando, assim, o sistema de iluminação da instituição estadual. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora (PEE) e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Finalizada no ano passado, a ação de eficientização aconteceu nos campus da UNEB em Salvador, que fica no Cabula, Alagoinhas e Valença. A iniciativa já apresentou resultados positivos para a instituição. Desde a sua entrega, em setembro, houve uma economia de energia de 310 MWh, além de apresentar redução da demanda na ponta de 86,58 kW.
O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto outros tipos de lâmpadas, como vapor de sódio, incandescentes e fluorescentes, que eram utilizadas nos prédios, possuíam uma vida útil menor do que 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando estas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.
Após a conclusão das substituições de lâmpadas e ares-condicionados, a distribuidora realizou treinamentos e capacitações sobre o uso consciente e eficiente da energia elétrica aos usuários dos espaços.