O Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCM) capturou na manhã desta segunda-feira (14) uma jiboia no Colégio Estadual São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana. O animal de 2,5 metros foi encontrado por alunos no telhado da instituição
A Guarda Municipal foi acionada pela diretoria da escola e a serpente foi levada para Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP), da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Agora, o animal passará por exames e deverá ficar em um resguardo e 40 dias para verificar se está com alguma doença, antes de ser devolvido à natureza.
Segundo o supervisor do Gepa, Robson Pires, o número de animais silvestres que estão entrando em zonas urbanas está aumentando e isso se dá por conta do desmatamento indevido das áreas remanescentes da Mata Atlântica. “É preciso que as pessoas não entrem em contato com o animal silvestre e liguem pra a Guarda Civil, que possui agentes especializados, treinados e com os equipamentos adequados”, alertou.