Ação social que teve como objetivo ofertar serviços de saúde gratuitos à população, o 1º Mutirão de Prevenção de Pirajá seguiu até às 16h desta quarta-feira (30), no estacionamento da unidade do Supermercado Mercantil Rodrigues e também nas dependências da Unidade de Emergência de Pirajá (UEP), ambas situadas no bairro, em Salvador.
O Mutirão foi uma promoção da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por intermédio da UEP, e ofereceu consultas e exames ginecológicos, mamografias, glicemia, eletrocardiograma, ultrassonografia transvaginal, raio-x, avaliação psicológica e nutricional. De acordo com o diretor da Unidade, Erenilton Café, “a previsão é, em março, promover uma feira com quatro dias de duração, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Essa ação social de hoje serve, portanto, para entender as reais necessidades do usuário e aperfeiçoar esse evento maior que ocorrerá, em breve”.
A doméstica Rosilene dos Santos contou que “está acima do peso e tendo picos de pressão alta, por isso foi até o mutirão”. O nutricionista Julimar Oliveira prestou atendimento na iniciativa e explicou que “Rosilene e outros pacientes serão assistidos, gratuitamente, no projeto realizado na Base Comunitária de São Caetano. Existem muitos problemas metabólicos de patologias sistêmicas, decorrente de cultura alimentícia, e por isso é dado esse acompanhamento efetivo, no qual o paciente só sai após a solução da questão”.
Ao todo, 320 fichas foram distribuídas. “Mais de mil pessoas vieram para o mutirão. Por isso, ao longo da semana, vamos atender todos que nos procuraram, e os procedimentos que não puderem ser realizados na UEP serão repassados a clínicas particulares parceiras”, revelou Erenilton.
Exames de glicemia, aferição de pressão e vacinas também integraram a lista de ofertas do mutirão. Durante a tarde, ocorreu também atendimento bucal infantil com aplicação de flúor.