A orla da Barra vai receber, nesta sexta-feira (24), a partir das 8h30, um mutirão de limpeza organizado pelo Movimento Plástico Transforma, criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, em parceria com a Solos e a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). A iniciativa deverá reunir cerca de cem voluntários e contemplará ainda atividades educativas referentes à conservação das praias da capital baiana.
O secretário interino da Secis, Ivan Euler, lembra que essa é mais uma parceria com a Startup Solos, juntamente com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), que vai levar 60 crianças do ensino municipal para essa ação educativa. “O objetivo dessa campanha de limpeza de praia é conscientizar o cidadão soteropolitano de que a praia é nossa, e que a praia precisa estar sempre limpa. Então é uma ação de conscientização para mantermos o zelo e não jogarmos lixo nas nossas praias”.
A iniciativa do Movimento Plástico Transforma ocorre pela primeira vez na capital baiana. O propósito é de reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida nas cidades, reforçando a importância do descarte correto e destinação adequada dos resíduos.
Atividades – A programação conta ainda com uma palestra educativa sobre o “Descarte Correto Transforma e Direcionamento dos Resíduos Recicláveis”, seguido de encaminhamento dos materiais recicláveis para cooperativas parceiras, para serem transformados em matéria-prima para novas aplicações e renda para os catadores.
“O lixo é um problema de todos e de cada um e precisamos de esforços conjuntos para que possamos transformar essa realidade. Acreditamos que através do mutirão, aproximamos o público do desafio e os estimulamos a atuar nessa superação através de uma ação de cidadania”, declara a sócia e líder de Negócios da Solos, Saville Alves.
Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS