O seminário abre espaço para discussões sobre o início da transferência do acervo do Museu Udo Knoff para as novas instalações, no Museu de Arte da Bahia, que está passando por obras e manutenções internas para a melhoria de suas estruturas.
A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ocorre anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, que também é o dia em que o Museu Udo Knoff abriu as portas pela primeira vez, em 1994. Uma variedade de especialistas, ceramistas e pesquisadores irão compartilhar seus conhecimentos, promovendo um diálogo enriquecedor sobre a história e a arte da cerâmica na região. Além disso, o seminário abre espaço para discussões sobre o início da transferência do Museu Udo Knoff para um novo espaço, localizado no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória.
O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, fundado em 1994, preserva e expõe um rico acervo organizado pelo ceramista alemão Horst Udo Knoff. A exposição “Azulejaria na Bahia” mostra a arte da cerâmica e do azulejo, com uma visão cronológica desde o século XV até o XX, incluindo a chegada ao Brasil no século XVII. Além das obras de Udo, há azulejos de diferentes países e criações de artistas locais como Jenner Augusto, Genaro de Carvalho, Sante
O Museu de Arte da Bahia (MAB) é o museu mais antigo do estado, criado em 1918. Possui um acervo de artes plásticas e artes decorativas, incluindo mobiliário baiano, porcelanas orientais e europeias, cristais e ourivesaria. O museu oferece exposições, atividades culturais e um serviço educativo. Também possui uma biblioteca especializada em artes plásticas.
IPAC
O IPAC é uma unidade vinculada à Secult-BA e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações pelo site.
Confira a programação completa – UDO vai ao MAB
13 a 19 de maio – 9h30 às 18h30
- EXIBIÇÃO DE FILME – Exibição de filmes-documentário de mestres oleiros, artesão e ceramistas baianos/sala de vídeos e auditório no Seminário – “O museu que Udo Pensou: 30 anos do Museu de Azulejaria e Cerâmica da Bahia’’.
14 a 16 de maio – 13h às 17h
- SEMINÁRIO – Oficina: a tridimensionalidade da escrita: design tipográfico e cerâmica. Ofertado pela escola de belas artes no ateliê de cerâmica do museu Udo Knoff. 10 vagas. Inscrição. Instagram @museuudoknoff.
15 de maio – 13h às 19h30
- ABERTURA – seminário museu que Udo Knoff pensou: 30 anos do museu de azulejaria e cerâmica da Bahia. Exibição de filmes. Mostra da Obra RODOPIÁ – Conceição Fernandes. Palestra Ms. Eliana Mello sobre Udo Knoff.
15 de maio – 13h às 17h30
- OFICINA – Aula Prática da EBA-UFBA (demonstração de técnicas gráficas sobre argila). Ocupação do ateliê de Cerâmica do Museu Udo Knoff. Aula ministrada pela Prof.ª Eloisa Magaly. Local: Museu de Arte da Bahia.
15 a 18 de maio – 10h às 11h30
- OFICINA – EXPERIMENTAÇÕES COM ARGILA: o objetivo é permitir os primeiros contatos do aprendiz com o barro, numa mediação voltada para teoria e prática de experiências livres. Gratuito.
15 a 17 de maio – 12h às 18h
- PERFORMANCE – POEMUISK: Poesia Musicada – tocada com objetos sonoros confeccionados em cerâmica pelas ceramistas Conceição Fernandes e Marlice Almeida. Nilson Aquino, Lalá Evangelista, Rafael, Ana Freire, Luan Con.
16 de maio – 14 às 15h30
- MESA REDONDA – Relatos de ex-alunos de Udo Knoff
15 de maio – 17h30 às 18h40
- ENCONTRO – Bate Papo com artistas sobre Cerâmica autoral e impressões gráficas na cerâmica. Flávia Pircher – Ceramista Ms. em Artes Visuais da cidade de Vinhedo – São Paulo. Gratuito. Inscrição @museuudoknoff.
16 de maio – 16h às 17h30
- MESA REDONDA – Azulejaria como intervenções urbanas na arquitetura da cidade de Salvador: Bel Borba-muralista “Artes em diálogo a Produção de Athos Bulcão para a Rede Sarah”- Drª Emily dos Santos. @museuudoknoff
16 de maio – 17h às 17h40
- PALESTRA – A relação da azulejaria presente na Série Embrechado de Wagner Lacerda: composta por performances, pinturas, fotografias e vídeo. Wagner Lacerda – Dr. Artes Visuais e Prof. EBA-UFBA. @museuudoknoff
16 de maio – 10h30 às 11h30
- PALESTRA – Patrimônio cerâmico e azulejar da Bahia: experiências de práticas e tecnologias restauro. Prof. Dr. Mário Mendonça. Inscrição – Instagram @museuudoknoff. Local Auditório Museu de Arte da Bahia.
16 de maio – 9h30 às 10h20
- SEMINÁRIO – O museu que Udo Knoff pensou: 30 anos do museu de azulejaria e cerâmica da Bahia. Palestra: A Contribuição do Ateliê de Udo Knoff para a Azulejaria Modernista e Contemporânea. Doutoranda Eliana Mello.
17 de maio – 15h às 16h
- PALESTRA – “Expressão Gráfica na Cerâmica” com Silvia Barrios – Ceramista especialista em arte cerâmica gráfica expandida – (ARGENTINA) Formato (LIVE). Auditório do Museu de Arte da Bahia.
17 de maio – 11h20 às 12h
- APRESENTAÇÃO – Bate-Papo com a ceramista DONA CADU de 104 anos (Mestra, oleira da Cidade de Maragojipe – Comunidade Coqueiros-BA) – Mediadora Adriana Cerqueira / Antropóloga da GEIMA-IPAC. Auditório do MAB.
17 de maio – 9h30 às 10h20
- PALESTRA – “A Cerâmica dos Povos Indígenas na Bahia” com Dr. Carlos Etchevarne (arqueólogo) Prof. Da FFCH-UFBA. Inscrição: formulário disponível no Instagram – @museuudoknof. Auditório Museu de Arte da Bahia.
17 de maio – 10h30 às 11h10
- PALESTRA – Apresentação da obra “A Cidade dos Homens de Barro”. SELMA CALHEIRA – Ceramista (IBIRATAIA-BA).
Inscrições: @museuudoknoff
17 de maio – 14h às 14h50
- PALESTRA – “A Feira de Caxixi de Nazaré das farinhas” com Raimundo Áquila (Dr. Em Artes Visuais /UFRB-BA). Auditório do Museu de Arte da Bahia. Formulário para inscrições @museuudoknoff.
17 de maio – 16h30 às 17h20
- PALESTRA – “A arquitetura de Fornos de Maragogipinho e a Cerâmica de Rio Real” com Celso Almeida (Doutorando em Arquitetura – PPGAU-UFBA). Auditório Museu de Arte da Bahia. Inscrições: @museudabahia.
17 de maio – 17h30 às 18h20
- PALESTRA – Entre Barreiras e manguezais, a cerâmica ritualística de Maragogipinho com a mestranda pela UFBA Adriana Cerqueira (Antropóloga da GEIMA – IPAC-BA). Auditório do Museu de Arte da Bahia
18 de maio – 9h30 às 10h20
- PALESTRA – “Preservação do acervo azulejar na Bahia” com Estácio Fernandes. Museólogo, especialista em restauração de azulejos. Auditório do Museu de Arte da Bahia. Inscrições: @museuudoknoff.
18 de maio – 10h30 às 11h20
- PALESTRA – “Azulejos de figura avulsa nas igrejas de Salvador”. Belinda Neves (Drª em Artes Visuais pela EBA-UFBA e especialista em Arte-Terapia Junguiana). Auditório Museu de Arte da Bahia.
18 de maio – 11h30 às 12h20
- PALESTRA – “Estudo comparativo do figurado em cerâmica da Família Santos de Cachoeira com o figurado português e brasileiro” – Rodrigo Lyra (Designer e Consultor). Apresentação da Mestra Alentícia Bertosa.
18 de maio – 14h ás 15h
- PALESTRA – “Fragmentos de Memória: relatos de um processo criativo” com Adelina Rebouças – Licenciada em Desenho e Plástica, Arte educadora e Dr. Afrânio Simões – Arquiteto e Museólogo Pós em História Social.
18 de maio – 15h ás 16h
- PALESTRA – “Sobre o restauro em azulejos o que fazer o que não fazer” com Eliana Mello – Restauradora, doutoranda no PPGAU-UFBA. Auditório do Museu de Arte da Bahia. Inscrições @museuudoknoff.
18 de maio – 16h ás 16h40
- VISITAÇÃO – Roteiro de visitação: COLEÇÃO DE AZULEJOS PERTENCENTES MUSEU DE ARTE DA BAHIA. Mediador especialista em azulejaria – Estácio Fernandes. Museu de Arte da Bahia – Av. 07 de Setembro, 2340 – SSA/BA
Fonte: Ascom/Ipac