“O museu é um presente valoroso que a SDE possui e além de ser um centro de pesquisa voltado para desenvolver projetos na área científica e educacional, é um espaço de entretenimento. A Semana Nacional de Museus é um evento significativo e de extrema relevância para a cultura brasileira e não faríamos diferente. Preparamos uma programação especial para o tema e que dialoga sobre a preservação dos patrimônios que valorizam o potencial do nosso estado”, destacou o secretário da pasta, Angelo Almeida.
A coordenadora de Fomento à Mineração, Petróleo e Gás da SDE e responsável pelo MGB, Amanda Silva, destacou a importância da inscrição e presença do equipamento na programação do evento. “A Semana de Museus está entre os mais importantes eventos do campo museal brasileiro desde 2003, pois mobiliza diversas instituições no país. A participação do MGB é relevante e compartilhará atividades que evidenciam o papel fundamental dos museus como espaços que promovem a pesquisa, educação e a cultura, fortalecendo assim os museus como espaços construtores e reconstrutores do conhecimento”, pontuou.
Programação completa
14 de maio (terça-feira)
10h às 11h
Bate-papo sobre ‘A Importância das Unidades de conservação’
Bióloga e doutora em Geologia Ambiental, Amanda Silva
15 de maio (quarta-feira)
9h às 10h
Bate-papo ‘Da Luneta ao Telescópio Espacial James Webb: O Homem e o Universo’
Professor doutor da UFBA Arno Brischta
16 de maio (quinta-feira)
9h a 11h
Palestra ‘Fósseis Brasileiro e sua importância com Patrimônio Cultural’
Mestrando da UFBA Isac Antônio dos Santos Machado
14h às 16h
Palestra ‘Fósseis Brasileiros e sua importância como Patrimônio Cultural’
Professora doutora Simone Souza de Moraes
17 de maio (sexta-feira)
14h
Abertura da Exposição temporária ‘Entre rochas e fósseis: registros do mais importante depósito de fósseis do Brasil’
Parceria com o Instituto de Biologia (IBIO) e o Instituto de Geociências (IGEO)/UFBA
18 e 19 de maio (sábado e domingo)
13h às 17h
Exposição temporária ‘Entre rochas e fósseis: registros do mais importante depósito de fósseis do Brasil’
Parceria com IBIO/IGEO-UFBA
Referência
O museu tem 49 anos, possui um dos maiores acervos geocientífico do Brasil e o maior da Bahia, com mais de 20 mil peças e destaque para o maior meteorito em massa recuperada no Brasil, o famoso Bendegó. O equipamento já sediou grandes eventos que deixaram um legado na construção social como o 1º Fórum Nordeste de Economia Circular, abriga a Sala de Arte do Cinema do Museu, contando também com uma cafeteria e uma área verde, onde está situado a obra ‘Flor de Pedras’, do artista plástico Juarez Paraíso.
O espaço também trabalha com visita pedagógica, voltada para grupos acima de 10 pessoas, devendo ser agendada através do telefone (71) 3115-7971 e do e-mail: [email protected]. O MGB está localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 2195, Corredor da Vitória. Funciona de terça a sexta, das 13h às 18h e aos sábados e domingos das 13h às 17h.
Fonte: Ascom/SDE