O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), instituição administrada pelo Instituto do Patrimonio Artistico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba), oferece uma programação diversificada para seus visitantes neste domingo (21), com destaque para a Performance sonora com o DJ Set “Selo”, às 18h. Pedro Marighella apresenta suas versões de capas de discos da música baiana e assume o papel de DJ para uma sessão desses clássicos em vinil a partir da década de 80.
Motivado por essa experiência histórica, a brincadeira entre as músicas originais e as releituras gráficas das capas de discos de vinil incorpora novas ambiguidades a títulos e letras do Olodum, Banda Mel, Sarajane, entre outros, fazendo um balanço sobre os modelos fomentados pelos negócios da música baiana.
Pedro Marighela é também um dos artistas integrantes da exposição coletiva Iniciadas – Ancestralidades Contemporâneas, que está em cartaz no MAC Bahia.
Confira as outras atividades:
Além da atividade musical, logo pela manhã, a partir das 8h, o programa “Amanhecer no MAC” começa com uma aula de meditação ministrada pela Monja Janglam Kelsang do Centro Budista Kadampa, oferecendo momentos de tranquilidade e introspecção. Em seguida, às 10h, os visitantes poderão participar do movimento vital expressivo “Rio Abierto a Céu Aberto”, com Marilene Vaquer e Ellen Sateles, explorando a consciência corporal e a conexão com o corpo em um ambiente ao ar livre.
À tarde, às 16h, as crianças terão a oportunidade de se divertir com uma empolgante aula de circo com Gio, proporcionando uma experiência única e gratuita de experimentar novas atividades de forma lúdica. Enquanto isso, os interessados poderão desfrutar de uma visita guiada pela exposição “Iniciadas”, com Lia Cunha, explorando as ancestralidades contemporâneas por meio da arte
Em paralelo às atividades preparadas para o final de semana, também vale a pena visitar as exposições em cartaz no MAC_BA, a exemplo da exposição coletiva INICIADAS – Ancestralidades Contemporâneas.
MAC Bahia
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia, (MAC Bahia) é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Aberto em outubro de 2023, o Museu dispõe de galeria a céu aberto, pista de skate, e espaços de convivência. O MAC Bahia funciona de terça a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 10h às 20h.
Ipac
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais. Está na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.
Fonte: Ascom/Ipac