A uma semana do Natal, a localidade de Alto de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, ganhou um presente antecipado, com mais 100 casas reformadas por meio do programa Morar Melhor. As intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (17), durante visita à região.
Esta é a terceira vez em que Alto de Coutos é beneficiado pela iniciativa, que já soma um total de 525 residências alcançadas. “Quando a gente faz uma obra como essa, ela transforma a vida das pessoas de verdade. Estamos dando qualidade de vida, moradia digna, mantendo os moradores em seus bairros, em suas ruas, onde criaram raízes e identidade”, disse Bruno Reis.
Entre os moradores contemplados nesta etapa está o porteiro Everaldino Souza, de 42 anos. Ele mora há 16 anos com a esposa e mais dois filhos na Rua Antônio Cristino e relembra algumas dificuldades enfrentadas antes da reforma, principalmente em períodos de chuva. “Me sinto um felizardo, uma vitória conquistada. A gente almejava tanto reformar nossa casa, mas com um salário tão pequeno e tantas dívidas, a gente nunca conseguia. Então, o Morar Melhor chegou para mudar a nossa vida”, disse o morador.
No Morar Melhor, é o próprio morador quem decide quais obras serão realizadas em sua casa, num custo de até R$11 mil. “O principal problema que tínhamos na estrutura era o reboco na parede, que infiltrava muito quando chovia, assim como o telhado. Cheguei até a perder móveis por conta disso. Já tinha ouvido falar desse programa e ficava na expectativa de que um dia chegasse aqui”, contou Everaldino.
A casa recebeu serviços de reboco interno e externo, troca de telhado, colocação de portas e janelas, além de vaso sanitário e pia no banheiro. O imóvel foi visitado pelo prefeito Bruno Reis, que conversou com Everaldino. “Antes do final do ano, eu tô programando fazer uma festinha aqui de casa nova, já pra fechar o ano com chave de ouro”, disse o morador.
O programa Morar Melhor prioriza intervenções como troca de telhados, instalações elétricas, pintura, revestimentos e melhorias no banheiro. A seleção das casas segue critérios técnicos e sociais, contemplando famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa já beneficiou mais de 53 mil famílias desde 2015 e integra o conjunto de políticas públicas voltadas para redução do déficit habitacional na capital baiana.
Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS