É verdade que nos últimos dias Salvador tem registrado diversos casos de aparição de morcegos, principalmente nos bairros da Saúde, Santo Antônio Além do Carmo e Barbalho. Hoje à noite a nossa equipe recebeu a notificação de um morador do bairro Alto da Terezinha, onde um morcego invadiu a sua residência.
Ainda não se sabe se o morcego é hematófago (que se alimenta de sangue), mas é importante alertar a população para de imediato entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses.
O que fazer se for atacado
Quem for mordido ou arranhado por morcego deve lavar imediatamente o local atingido com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para atendimento médico. A pessoa mordida precisa receber a profilaxia para receber uma imunidade e não desenvolver infecção.
O paciente deve receber uma dose de soro junto com a vacina, e mais três outras em dias informados no cartão de vacinação. Todo o tratamento costuma durar cerca de 30 dias.
A prefeitura informou que dispõe de três unidades referenciadas para esse tipo de atendimento: o posto Alfredo Bureau, na Rua Brasília, no Imbuí; a UPA Hélio Machado, na Rua da Cacimba, em Itapuã; e UPA Rodrigo Argolo, na Rua Pernambuco, em Tancredo Neves. Além desses lugares, o tratamento pode ser feito em uma unidade de saúde da Ufba e no Hospital Couto Maia.
O que fazer se encontrar um morcego
Quem encontrar morcego em situações atípicas, como caído no chão, com dificuldade para voar, em horário não habitual, ou até mesmo morcego morto, deve informar ao Centro de Controle de Zoonoses por meio do telefone (71) 3611-7331, para que o animal seja recolhido.